Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Geral de Ipixuna promove evento científico com a Enfermagem

O evento é alusivo ao Dia Mundial do Enfermeiro, transcorrido no dia 12, e ao Dia do Técnico de Enfermagem, no próximo dia 20

Por Vera Rojas (HEMOPA)
15/05/2022 11h03

Em alusão ao Dia Mundial do Enfermeiro, transcorrido no dia 12, deste mês, e ao Dia do Técnico de Enfermagem, comemorado no próximo dia 20, a gestão do Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI), promoverá a 4ª Semana de Enfermagem com o tema “O profissional da Enfermagem e o protagonismo na Segurança do Paciente”, de 16 a 20, para homenagear as categorias e valorizar a atuação desses profissionais junto a usuários da unidade.

Para gerente Assistencial do HGI, Mônica Louza, a atuação da Enfermagem é responsável pela gestão do cuidado ao paciente e desempenha um papel fundamental para o alcance da qualidade dos serviços hospitalares. “Esses profissionais também são fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio crítico para sistematizar a assistência, desenvolvendo ações centradas na integralidade do cuidado e de implementar formas de avaliar os processos de trabalho e gestão em saúde baseados em resultados assistenciais”.

O impacto positivo da atuação desses profissionais do HGI reflete diretamente na satisfação da usuária, Antônia Cleice Rodrigues Neves, que foi encaminhada, via Sistema de Regulação (Sisreg), para realização de cirurgia de Colecistectomia (que é a retirada cirúrgica da vesícula biliar) na unidade hospitalar e não esconde seu agradecimento pelo atendimento recebido.

“Eu fui muito bem tratada. Os enfermeiros e técnicos de Enfermagem são muito atenciosos, educados e prestativos. Eles são fundamentais para o nosso atendimento. Eles são maravilhosos. Todos estão de parabéns, obrigada!”.

Com assistência de baixa e média complexidade, o HGI  conta com comissões que são compostas exclusivamente por profissionais da Enfermagem, são elas: Comissão de Ética de enfermagem, Comissão da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Comissão Multidisciplinar encabeçada pela enfermagem com a  Comissão de Feridas e Curativos.

stora assistencial ressalta ainda que a segurança do paciente é uma das prioridades da gestão do HGI que investe em capacitação contínua de seus colaboradores . A mais recente foi realizada, durante 10 dias, em abril, para 160 profissionais da equipe multiprofissional, trouxe como tema a atualização do “Plano de Segurança do Paciente- PSP”, coordenado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade hospitalar.

Dados atendimentos- De janeiro a abril deste ano, a equipe do HGI, garantiu o 24.025 atendimentos entre cirurgias, internações, consultas, urgência/emergência e exames, cujas atividades contam com a atuação de enfermeiros e técnicos de Enfermagem. Neste mesmo período, a média de índice de satisfação dos usuários ficou em 99, 31%. 

Atualmente, a área da Assistência do HGI conta com um total 62 profissionais de Enfermagem, sendo 15 enfermeiros e 47 técnicos de Enfermagem.

Programação 4ª Semana de Enfermagem- O evento de educação em saúde contará com atividades científicas e lúdicas para todos os profissionais de Enfermagem da Instituição que vai envolver também usuários e acompanhantes. A abertura do evento contará com a apresentação da “História da Enfermagem Moderna”. Durante a programação, haverá exibição vídeo Institucional da Semana da Enfermagem. 

A ação de educação em saúde vai oferecer também “Circuito da Higienização das Mãos”, em alusão ao Dia Mundial da Higienização das Mãos, lembrado anualmente dia 5 de maio. A comemoração inclui ainda sorteio de brindes para colaboradores, usuários e acompanhantes, além de sorteio especifico à equipe de Enfermagem. 

E não é só isso. Haverá também Jogo dos 7 Erros da Segurança do Paciente Cirúrgico; Roleta da Segurança do Paciente; Passa ou Repassa dos Protocolos de Segurança do Paciente. Tudo isso para parabenizar e agradecer o compromisso de dedicação desses profissionais no cuidado com os usuários. 

SERVIÇO

O HGI que oferece assistência de baixa e média complexidade é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

A unidade hospitalar fica localizada na Rua Principal, s/nº, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone (91) 3811.2631.