Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Operação Impacto promove 200 abordagens, apreende veículos e prende suspeitos

De acordo com a Segup, em 24 horas de ações ostensivas foram realizadas mais de 200 abordagens, entre esta sexta-feira (13) e o sábado (14)

Por Walena Lopes (SEGUP)
15/05/2022 08h06

Agentes concentrados no Porto Futuro, no bairro do Reduto, em Belém, para a saída em comboios às ruas e pontos estratégicosNa tarde deste sábado, 14, à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) reuniu, mais uma vez, as forças de segurança do estado e intensificou as Operações Integradas de combate à criminalidade na Região Metropolitana de Belém (RMB). As Operações foram deflagradas, no ponto principal, localizado no Porto Futuro, em Belém.

A ação teve como objetivo, coibir e inibir à criminalidade, por meio da prevenção e repressão, contribuindo assim, para a segurança da população e a manutenção da redução dos indicadores de crimes violentos. 

Policiamento motorizado atuou em diversos bairros da Região Metropolitana de Belém (RMB) na Operação Impacto“Esse é mais um incremento nas ações de segurança desenvolvidas pelo Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública para que possamos combater a criminalidade. Importante frisar que estamos nesses últimos três anos com redução na criminalidade e quando apresentamos um indicativo de anormalidade é necessário que façamos um aporte na segurança para que a população possa se sentir mais segura. Não queremos voltar mais a realidade de anos atrás, quando não havia um controle nesse enfrentamento”, ressaltou o chefe do Departamento Geral de Operações da Policia Militar, coronel Pedro Paulo dos Santos 

O alinhamento da tropa antes da saída às ruas na Grande Belém, a Operação Impacto mobiliza todos os órgãos de segurançaOperações - A “Operação Impacto” deflagrada na última sexta-feira (13) segue com ações integradas envolvendo várias outras iniciativas como: "Duas Rodas", "Tolerância Zero", "Parador 27".  Ainda na sexta-feira, também foi deflagrada a Operação "Super Overlord", coordenada pela Polícia Militar, que mobilizou 1.383 viaturas - sendo 962 carros e 421 motos -, intensificando as ações de fiscalizações e abordagens, de forma estratégica em locais identificados previamente pelo comando de policiamento da área. 

O trabalho conjunto com 1.383 viaturas - sendo 962 carros e 421 motos -, intensificando fiscalizações e abordagensProdutividade - Em 24 horas de operações ostensivas foram realizadas mais de 200 abordagens, 09 veículos apreendidos e 20 autos de infração. Ainda na noite de sexta-feira, dois homens envolvidos no latrocínio contra um militar da Aeronáutica, bem como na tomada de reféns em um ônibus foram presos, autuados em flagrante e estão à disposição do Poder Judiciário. Foi preso também um dos envolvidos na tentativa de homicídio contra um subtenente da reserva da Polícia Militar, ocorrido no bairro do Tapanã, nesta sexta-feira (13). Todos os fatos ocorridos estão sendo investigados pela Polícia Civil através da Divisão de Homicídios (DH).

Agentes do Corpo dos Bombeiros e do Detran integram as ações ao lado de policiais militares e civis e guardas municipaisO chefe de Operações da Policia Militar destacou também a resolutividade dos crimes e a atuação das polícias para a elucidações dos crimes.

“Nosso poder de resolução também está sendo bem eficaz, pois após a fatalidade ocorrida ontem, já conseguimos autuar em flagrante com o responsável ao atentado contra o policial militar, assim como o que atentou contra a vida do subtenente da reserva. Isso mostra que nosso efetivo nas ruas estão agindo de maneira ostensiva na busca e captura dos criminosos, assim como na prevenção de novos crimes”, pontuou o Coronel Pedro Paulo dos Santos 

Efetivo - Participam das operações agentes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Guardas Municipais da Região Metropolitana, e de órgãos municipais de trânsito, mobilizados diuturnamente nas atividades de segurança pública.