Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMA

Com o "Sua Casa", mais de 70 famílias de Rio Maria recebem apoio para concluir obras de residências

Investimento realizado irá possibilitar com que famílias morem com mais dignidade

Por Ronan Frias (DETRAN)
13/05/2022 19h09

Melhorando os índices habitacionais na cidade de Rio Maria, sudeste paraense, o Governo do Estado beneficiou 77 famílias em situação de vulnerabilidade social que moram na cidade com cheques do programa "Sua Casa". A iniciativa gerenciada pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab) garante apoio para construção, reconstrução e ampliação de casas. Os benefícios com investimento de 500 mil reais foram entregues pelo governador Helder Barbalho, durante a realização de agenda oficial na cidade nesta sexta-feira (13).

"Estamos compondo um conjunto de investimentos para que a cidade de Rio Maria possa cada vez mais crescer e se desenvolver", frisou o chefe do executivo paraense, após a entrega dos cheques do programa Sua Casa.

Sobre a entrega desta sexta-feira, a prefeita de Rio Maria, Márcia Ferreira, destacou: "tivemos a entrega da primeira etapa e agora estamos tendo a segunda. Isso vai garantir que as famílias concluam a obra. Além disso, já aguardamos novas entregas do programa".

Para o presidente da Cohab, Orlando Reis, o investimento destacado hoje vai garantir apoio para que as famílias concretizem o sonho de morar com mais qualidade.

"A iniciativa de hoje representa a entrega da segunda etapa do benefício. Isso significa que as famílias que já tinham recebido o primeiro apoio para iniciar a construção, agora, chegam ao momento da ajuda final para que as obras sejam concluídas. Dessa forma, estamos atendendo a determinação do governador de garantir que o Sua Casa melhore as condições de moradia em todo o Pará".

Dona Valdenice de Souza foi beneficiada na ação. Com a ajuda de hoje, a moradora vai conseguir concluir a obra que iniciou para melhorar a casa. “Eu já consegui adiantar a construção e agora vou conseguir construir o telhado. Esse é o meu sonho e o da minha família também”. 

Balanço

Segundo estimativas da Cohab, o programa "Sua Casa" já beneficiou mais de 154 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 30 de abril de 2022, a iniciativa já ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 30 mil residências. Criado em 2019, o programa já melhorou as condições de moradia em 125 municípios paraenses. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 304 milhões de reais.

Márcia Ferreira é prefeita de Rio MariaPara receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

O programa atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza e vítimas de sinistro (incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc.). Atende ainda idosos, famílias de pessoas com deficiência e inscritos que atendam a outros critérios técnicos.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.