Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Aberlado Santos debate a assistência social no contexto hospitalar

Programação especial integrou as homenagens pelo Dia da Assistência Social, comemorado neste domingo (15)

Por Governo do Pará (SECOM)
13/05/2022 15h27

Em alusão ao Dia da Assistente Social, comemorado no próximo domingo, 15 de maio, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, preparou uma programação especial, nesta sexta-feira (13), voltada ao setor. Além de debater o papel sobre a assistência social no contexto hospitalar, um trabalho de acolhimento ao paciente e seus familiares, também foram discutidas as anuências da função junto aos direitos dos idosos, mulheres, crianças e dos adolescentes dentro de um hospital.   

A programação alusiva à data faz parte de uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) junto à direção assistencial. O evento contou com palestras de conselheiros tutelares e de voluntários da Casa Ronald McDonald, espaço que abriga, temporariamente e gratuitamente, crianças e adolescentes de 0 a 19 anos, provenientes do interior e até de Estados vizinhos, em tratamento saúde pactuado com a rede pública, em Belém, sobretudo pacientes de câncer. 

“No dia 15 de maio comemoramos o dia do assistente social, em celebração a essa data nasceu o 1° café da manhã com o serviço social, com participação de toda equipe de assistente social do HRAS, palestrantes e conselheiros tutelares. O nosso profissional está diretamente ligado à elaboração e execução de políticas sociais e na expressão da realidade, em consonância com o Direito e à Justiça”, detalhou Renata Oliveira, diretora assistencial do HRAS.

Atribuições - A assistente social Bruna Monteiro, de 29 anos, atua desde de 2020 no HRAS. Ela explica que no ambiente hospitalar, este profissional trabalha na perspectiva da democratização do acesso da população usuária aos serviços de saúde disponíveis, na  busca à melhoria da qualidade dos serviços prestados e intervém principalmente nas expressões da questão social que influenciam no processo saúde-doença dos usuários.

“O assistente social assume com isso, uma leitura crítica da realidade, considera o contexto social e as condições de vida de cada pessoa e busca tornar os usuários protagonistas da recuperação da própria saúde. O Serviço Social é indispensável em um hospital por ser a porta de entrada para o acolhimento e escuta da população que precisa do SUS”, destacou Bruna, que também é mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento.  

Tema - Este ano, o tema alusivo à data é: "Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta”. É que o Conselho Federal de Serviço Social destaca o protagonismo da categoria que majoritariamente é formada por trabalhadoras. No Brasil, há 200 mil profissionais da área, sendo 90% formados pelo público feminino.

Para o diretor Executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira, o serviço de assistência social contribui para um acolhimento que atende a todos os direitos e deveres do usuário. “Hoje, o HRAS trabalha com um time de 9 assistentes sociais que contribuem e constroem um acolhimento ainda mais humanizado. Dessa forma, a unidade elaborou uma programação que além da homenagem às nossas trabalhadoras, foi debatido a atuação do setor junto à viabilização dos direitos sociais da população usuária das políticas públicas e sociais”, observou o gestor.

Apesar de atuar em diferentes áreas, o Conselho Nacional de Saúde, através da Resolução Nº 218 de 06 de março de 1997, considera o assistente social como profissional da saúde e o Conselho Federal de Serviço Social - CFESS reafirma esta condição através da Resolução Nº 383/99 de 29 de março de 1999. 

SERVIÇO

O HRAS é um Hospital Público, referência do Governo do Estado em alta complexidade. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Texto de Roberta Paraense