Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLENIDADE

Apresentações marcam abertura dos Jogos Abertos do Pará em Canaã dos Carajás

Por Luana Laboissiere (SECOM)
11/05/2022 22h48

Apresentações artísticas e culturais fizeram parte da cerimônia de abertura da terceira regional dos Jogos Abertos do Pará, que ocorreu no município de Canaã dos Carajás, na noite desta quarta-feira (11). Mais de 400 atletas estão inscritos para participar do evento esportivo, promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).

"Fico muito grata pelo município acolher a todos nós com muita alegria e com muito acolhimento. E sabendo que todos nós estamos aqui para realizar um grande evento e tenho certeza que será uma grande etapa, entre as 10 que estamos realizando. Aos vencedores esperamos encontrar todos na fase Estadual", afirma Kátia Rocha, diretora técnica de Esporte e Lazer.

Josemira Gadelha é prefeita de Canaã dos CarajásNa programação da solenidade houve a apresentação do grupo de dança folclórica do grupo "Nic", que trouxe o carimbó, break e maculelê. Além do juramento dos atletas, representada pela Bianca Moraes, e o acendimento da pira olímpica, por Wendel Gomes e Débora Marques. 

As cidades que fazem parte da terceira regional são Canaã dos Carajás, Bom Jesus do Tocantins, Marabá e Parauapebas. 

"É uma alegria essa parceria que está realizando essa regional aqui na cidade. O esporte que tem sido um mediador, fonte de disciplina, inclusão social e transformação de vidas. Agradeço a todos os atletas que estão presentes e meus parabéns aos que se dedicam ao esporte", disse Josemira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás. 

Kátia Rocha é titular da Seel e deu as boas vindas aos atletasA delegação de Bom Jesus do Tocantins percorreu quase 300 km até Canaã dos Carajás. Com 52 participantes, os atletas da cidade buscam chegar à fase estadual do evento. "Gratificante participar com cinco modalidades, já que estamos trabalhando com atletas novos e iremos disputar com grandes equipes que tem mais recursos. Parabenizar o governo do estado pela iniciativa e a prefeitura pela receptividade", comenta Rafael de Souza, chefe da delegação. 

Ao todo, serão disputadas seis modalidades que são futebol de areia, basquetebol, handebol, futsal, tênis de mesa e voleibol. A comissão técnica do evento definiu que 24 árbitros, todos federados às entidades de administração das modalidades. 

As competições esportivas começam nesta quinta-feira (12), com a modalidade de futebol de areia, no Polo Educacional; O voleibol será na quadra do Novo Brasil; O futsal, no ginásio Antônio chorão; O tênis de mesa, na Feira do Produtor. Já o basquetebol e handebol, serão disputados na praça do Papai Noel. 

Congresso Técnico 

Os chefes de delegações dos quatro municípios participantes puderam tirar dúvidas durante o congresso técnico da competição, realizado na tarde desta quarta-feira (11), na Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (FUNCEL). 

Texto: Bianca Rodrigues/scom Seel