Governo do Pará participa da posse do novo presidente do Instituto Brasileiro de Mineração

Alinhado com as ações do governo paraense na verticalização mineral, Raul Belens Jungmann assume comando do IBRAM

11/05/2022 20h39 - Atualizada em 11/05/2022 22h37

O governador Helder Barbalho marcou presença na solenidade de posse do novo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Belens Jungmann Pinto. O evento presencial foi realizado na noite desta quarta-feira (11), na sede do Instituto, em Brasília.

De acordo com o IBRAM, o novo presidente tem pela frente o desafio de estabelecer novos horizontes para a expansão da mineração no país, incluindo a produção dos minerais estratégicos voltados à inovação tecnológica, com crescente demanda pelo mercado internacional. 

Trata-se de um setor estratégico para o Brasil. A produção mineral, seus resultados e relevantes benefícios socioeconômicos gerados à sociedade brasileira fazem da mineração um setor de utilidade pública, crucial para sustentar os planos e as ações de crescimento nacional, bem como de aprimoramento da qualidade de vida da população e de acordo com boas práticas de ESG.

Agenda

Na última segunda-feira (09), Raul Jungmann esteve em Marabá,  região Sudeste do Pará, onde acompanhou o evento que marcou a assinatura de acordo entre a empresa Vale e a Siderúrgica Norte Brasil S.A (Sinobras) para o desenvolvimento de uma nova aciaria Wine, que será responsável pela produção de tarugos de aço a partir do ferro gusa, processo que garantirá a verticalização da produção paraense e contribuirá para a geração de emprego e renda na região.

“O Pará é uma terra de oportunidades, mas oportunidades que precisam ser conquistadas e capturadas. Conversava com o governador [Helder Barbalho] sobre quando estive aqui na primeira vez. Ele dizia da grande expectativa, desejo e sonho que ele carrega de que este estado, que podemos dizer que é o principal em extração mineral do nosso país, que ficasse aos paraenses algo que significasse, uma grande mudança de empregos, renda, qualidade de vida e justiça social”, disse.

“Governador [Helder Barbalho], tenho certeza que sob sua batuta estamos iniciando esse grande salto. Aqui tenho certeza que se inicia um salto pra redução da desigualdade desta região com o restante do país. Por isso mesmo que aqui há uma significação que é a comemoração dos 80 anos de fundação da Vale e nada melhor que estarmos realizando esse sonho”, completou Raul Jungmann.

Solenidade

Durante a solenidade, também tomaram posse os novos presidente e vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto, Wilfred Bruijn, CEO da mineradora Anglo American no Brasil, e Ediney Drummond, Diretor-Presidente da Lundin Mining Corporation respectivamente.

Leia também: 

Pará é o maior estado produtor de minério do país 

Estado vai receber usina com baixa emissão de carbono em Marabá 

Por Leonardo Nunes (SECOM)