Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran promove curso a mototaxistas de Mãe do Rio

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
04/05/2022 17h33

Mototaxistas do município de Mãe do Rio, no nordeste paraense, participam do Curso Especializado de Atualização para Profissionais Mototaxistas. Promovida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), a formação tem como foco atualizar os conhecimentos desses profissionais quanto às normas de trânsito, especialmente as mudanças mais atuais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O curso já era aguardado pela categoria e, além de atualizar algumas das mudanças das regras contidas no CTB, permitirá também aos profissionais a aquisição de veículos por meio de financiamento público, renovando a frota. Esse aspecto foi ressaltado pelo mototaxista Pedro das Chagas, de 48 anos. Há 16 anos, ele atua nas ruas de Mãe do Rio, garantindo a sobrevivência da família. "Muitos de nós não têm como adquirir um veículo novo, portanto o curso e a possibilidade de obter o financiamento é uma ajuda muito bem-vinda", comentou.

As aulas seguem até esta sexta-feira(5), quando os mototaxistas terão que demonstrar na via pública os novos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Um dos instrutores do curso e técnico do Detran, Heldecir Lima, explicou que o conteúdo é dividido em duas etapas: atualização e formação.  “Da sala de aula iremos para a rua verificar como o conhecimento da legislação se aplica na via", informou.

O Detran também orientou os profissionais que compareceram ao Centro Educacional Rui Barbosa (CERB), onde acontece o evento, que ainda irão realizar o curso de atualização por não estarem cadastrados no Detran. A intenção é ofertar o curso num curto espaço de tempo, informou o vice-presidente da Associação de Mototaxistas de Mãe do Rio, Pablo Soares. "Esperamos essa formação para as próximas semanas. Temos a promessa do poder público e confiamos que o governo do Estado e o próprio Detran estão sensíveis quanto a pleito", declarou.

Além de capacitar os profissionais que atuam no trânsito, os cursos oferecidos pelo Detran também ressaltam a importância de exercer o trabalho de forma responsável e segura tanto para o condutor quanto para o passageiro. É, ainda, uma oportunidade para que esses trabalhadores se regularizem junto aos órgãos trânsito para exercerem a profissão legalmente.

Outros municípios também vão receber as equipes de instrutores do Detran neste mês de maio. Em Salinópolis, na microrregião do Salgado, começa nesta quinta-feira (05), uma série de cursos especializados de formação para o transporte escolar, taxista, motofretista, mototaxista e de atualização para mototaxistas. Ainda este mês, no período de 12 a 22, será a vez das cidades de Anapu e Pacajá.  

Texto: Lacênio Barbosa (Asdecom/Detran).