Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO "COALHADO"

PC desarticula organização criminosa que atuava no comércio de veículos adulterados no nordeste do PA

Oito pessoas foram presas por vários crimes, entre eles, adulteração de sinal identificador de veículos automotores, falsidade de documentos públicos e particulares, estelionato, e outros

Por Matheus Rocha (SEAC)
03/05/2022 11h20

A Polícia Civil do Pará, por meio da delegacia do município de Tracuateua, com apoio da 6ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp) - Superintendência Regional da Zona Bragantina, na região nordeste do Estado, deflagrou, nesta terça-feira (03), a operação “Coalhado”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava no município. Ao todo, oito pessoas foram presas pelos crimes de receptação qualificada, integrar e promover organização criminosa, adulteração de sinal identificador de veículos automotores, falsidade de documentos públicos e particulares e estelionato.

De acordo com o delegado Luiz Guilherme, responsável pela operação, as investigações policiais apontam que o grupo já atuava há alguns anos na cidade, operando de forma integrada com outros criminosos.

"Os acusados faziam aquisições de veículos provenientes de roubo/furto, em seguida, passavam a adulterá-los a fim de torná-los "clones", depois elaboravam e encomendavam documentos falsos para dar aparência de legalidade ao negócio ilícito; o último passo era revenda a terceiros, seja diretamente ou por meio de plataformas digitais, como redes sociais, informou. Ainda de acordo com o delegado, os compradores dos veículos seriam lesados no futuro, com apreensão do carro/moto por fiscalizações de trânsito e policiais.

Balanço

A investigação durou mais de um ano e colheu diversos elementos de atuação da organização criminosa, com apreensões de carros/motos em diversos municípios do estado, decorrentes da atuação do grupo. 

Durante a operação foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva, sendo sete em Tracuateua e um em Bragança, e nove buscas e apreensões domiciliares, sendo oito em Tracuateua e 01 em Bragança. Também foram apreendidos diversos documentos, tais como notas fiscais e Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV, além de oito motocicletas e dois carros.

Durante o cumprimento dos mandados também foi encontrada uma arma de fogo calibre 38 e quatro munições do mesmo calibre na residência de um dos acusados, que foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo. Com outro acusado foi apreendida uma arma de fogo modificada e duas munições calibre 380, motivo pelo qual foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de munição.

O delegado geral da Polícia Civil, Walter Resende, destaca o trabalho realizado para o combate ao crime organizado em todos os municípios do estado.

"Essa operação busca alertar a população para os cuidados na hora de adquirir veículos e também reforça que não haverá impunidade para quem comete este tipo de crime. A Polícia Civil segue firme no trabalho de combate ao crime organizado em todas as regiões do Pará" afirmou o delegado geral. 

Ao total, a operação “Coalhado” contou com a participação de 31 policiais civis e oito viaturas.