Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Abaetetuba recebe Curso de Agente Multiplicador de Educação para o Trânsito

Além de Abaetetuba, o curso ocorre também nas cidades de Oriximiná e ainda no mês de maio, nas cidades de Óbidos e Belém. No mês de junho, os técnicos do Detran estarão em Ipixuna e Aurora do Pará.

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
03/05/2022 11h34

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou na última segunda-feira (2), em Abaetetuba, o curso para Agentes Multiplicadores de Educação para o Trânsito. Participam da formação cerca de 40 professores das redes pública e particular, servidores públicos, incluindo policiais militares e bombeiros, além de representantes da sociedade civil.

O curso é realizado anualmente com o objetivo de formar pessoas de todas as áreas para atuarem como multiplicadores de ações educativas no trânsito, contribuindo para reduzir acidentes.

A Psicologia de Trânsito foi o tema abordado pela psicóloga do Detran Ângela Coutinho. A especialista destacou as consequências do despreparo psicológico para um trânsito cada vez mais violento e que somente a insistência na educação e solidariedade podem reduzir o índice de acidentalidade no trânsito.

A pedagoga Clara das Neves repassou questões pontuais sobre Ética e Cidadania, fatores importantes para um trânsito mais seguro. A realização do curso era aguardada com expectativa por alguns dos participantes. A agente de educação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Abaetetuba, Andreza Lobato, destacou que o curso vai completar e agregar valor ao trabalho que já realiza no órgão de trânsito local. Já o funcionário do terminal rodoviário, Éverton Renan, também espera melhorar o nível do trabalho que realiza com os conhecimentos adquiridos no curso. "É muito importante termos isso aqui tão perto", assinalou.

O primeiro Curso de Agente Multiplicador deste ano aconteceu em abril e atendeu exclusivamente integrantes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Na próxima semana, a equipe da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CED) do Detran estará no município de Moju. Além de Abaetetuba, o curso ocorre também nas cidades de Oriximiná e ainda no mês de maio, as equipes de educação do Detran realizam formação em Óbidos e Belém. No mês de junho, os técnicos do Detran estarão em Ipixuna e Aurora do Pará.

Texto: Lacênio Barbosa/ Asdecom Detran