Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas prepara técnicos do Pará em hidrologia geral para melhor gestão das águas

Por Aline Saavedra (SECOM)
02/05/2022 19h36

Reconhecer a importância da hidrologia e reforçar a aptidão para identificar dados hidrológicos que precisem de mais atenção nos planejamentos futuros, para melhor gestão dos recursos hídricos no Pará estão entre as principais finalidades do curso de capacitação em Hidrologia Geral, iniciado nesta segunda-feira (2) pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Secretaria Adjunta de Recursos Hídricos e Clima (Sagrh).

O evento, que acontece até a próxima sexta-feira em formato online, está firmado em contrato de parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por intermédio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Professor de pós-graduação de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal do Pará (UFPA), Giovanni Penner ministrou o curso do município de São Carlos, no estado de São Paulo (SP). O mestre, durante a capacitação em Hidrologia Geral, vai dar ênfase a 10 tópicos de conteúdos: ciclo hidrológico aplicado a recursos hídricos, bacia hidrográfica, estatística aplicada à hidrologia, precipitação, infiltração e armazenamento no solo, escoamento superficial, águas subterrâneas, curva e permanência e também regularização de vazões – geração de energia, abastecimento público, navegação (eclusas), agricultura (irrigação), recreação e lazer, entre outras.

Na geração de energia elétrica, o professor considera que o país deve valorizar o potencial hídrico para produção de energia elétrica, calculada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como responsável por 63,2% da energia no Brasil, em 2021. “Mas devemos diversificar a geração, com expansão da energia eólica e solar e a outras fontes de operação de energia elétrica”, orientou Giovanni.

"Entre os objetivos da capacitação, também estão em destaque, que os participantes do curso entendam a comunicação e a quantificação, pensando em aplicações, dos componentes do ciclo hidrológico; as realidades nacional e estadual e o contato com unidades de dados", ressaltou o secretário adjunto de Gestão de Recursos Hídricos, Bioeconomia e Clima da Semas, Raul Protázio.

O técnico em Gestão de Meio Ambiente da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh), Diêgo Crispim, um dos colaboradores na organização dos cursos de capacitação, disse que a maioria dos participantes do curso de hidrologia geral é de servidores e gestores que atuam na Direh, da Semas, capacitação que requer conhecimento mais específico. Há participação também de membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) e de suas Câmaras Técnicas (CTs). “Além disso, a capacitação é um dos instrumentos da Política Estadual de Recursos Hídricos, que fortalece o Sistema Estadual de Gestão de Recursos Hídricos e proporciona o desenvolvimento de habilidades para os conselheiros do CERH, de suas câmaras técnicas e dos membros do comitê de bacia hidrográfica do Rio Marapanim, bem como colabora na qualificação e aprimoramento de procedimentos técnicos dos técnicos da Semas, reforçando a gestão de recursos hídricos no estado do Pará”, avaliou. 

A Semas está executando cursos do Plano Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos, instituído por meio de Resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), em fevereiro de 2020. A aprovação do quadro plurianual de capacitações, para os anos de 2020 até 2023, foi elaborada de forma participativa pela equipe técnica da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) e da Câmara Técnica de Capacitação e Educação Ambiental, do CERH.

Histórico - Este ano, já foram executados cursos de Elaboração de balanço hídrico de bacia hidrográfica; Estudos de Percepção Social da Água; e Gestão de Recursos Hídricos: Aspectos Legais e Institucionais – no mês de fevereiro -, de Bacias Hidrográficas do Pará, em março; e de Elaboração do Índice de Qualidade da Água, em abril. Atualmente, até 6 de maio, o de Hidrologia Geral.

Programação - Neste semestre, ainda serão realizadas capacitações sobre Qualidade das águas superficiais (coleta e preservação de amostras de água e sedimentos) e Gestão da Informação Hídrica para a Tomada de Decisões no Pará.