Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E LOGÍSTICA

Estado entrega 47 veículos e equipamentos às Regiões de integração

São motoniveladoras, tratores agrícolas e caminhões tipo carga seca entregues, nesta segunda-feira (2)

Por Kátia Aguiar (COHAB)
02/05/2022 15h52

O governador e comitiva e demais autoridades no ato de entrega de veículos e equipamentos para 47 cidadesA população de 47 municípios paraenses recebeu o reforço de veículos e equipamentos para auxiliar na manutenção e conservação de estradas e na produção rural. 

São motoniveladoras, tratores agrícolas, e caminhões tipo carga seca que foram entregues pelo Governo do Estado em parceria com a bancada paraense de deputados federais, por meio de suas emendas parlamentares.

O ato de entrega dos veículos e equipamentos ocorreu, nesta segunda-feira (2) durante cerimônia ocorrida no estacionamento do Estádio Mangueirão, em Belém, reunindo governador Helder Barbalho, deputados federais e prefeitos dos municípios beneficiados "Eu estou muito feliz com essas entregas  que significam que os municípios tenham estrutura necessária para o escoamento da produção, melhoramento das estradas vicinais, é benefício para com que a agricultura familiar, com que as mulheres e homens trabalhadoras e trabalhadores do campo, possam ter condição de melhoramento da trafegabilidade. Essas entregas significam ajudar as cidades com equipamentos, que permitam com que os municípios ofertem para cidadãs e cidadãos, cidades melhores, estradas melhores, trafegabilidade com qualidade, segurança pra população", enfatizou o governador Helder Barbalho.

O deputado federal Beto Faro representou a bancada Federal durante o ato de entrega no Mangueirão destacou que a  parceria  revela relação positiva que há hoje, com a bancada paraense federal em Brasília. "É uma relação muito forte com o Governo  do Estado, e quero parabenizar o governador porque a gente fez a emenda, colocou os recursos, mas o Governo foi célere na execução,  já entregou parte do equipamento, agora entrega a outra parte. Isso faz com que ajude os municípios",. pontuou 

As emendas parlamentares contam com contrapartida do Governo do Estado. A aquisição de 19 máquina e equipamentos ocorreu por meio da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), representa mais investimentos por parte do Governo do Estado, "para que possamos melhorar a qualidade das estradas vicinais, garantir a mobilidade da população dos municípios que estão recebendo esses equipamentos, garantir o escoamento da produção da agricultura familiar, garantir qualidade para o tráfego dos alunos que vão para as escolas, das pessoas que precisam chegar na sede dos municípios para tratamento de saúde e acima de tudo, levar desenvolvimento para o estado", pontuou Adler Silveira, titular da Setran.

Segundo Felipe Picanço, gerente executivo do Pará Rural, desta vez foram mais 3 veículos e equipamentos entregues às prefeituras, entre outros entregues em eventos anteriores, "fortalecendo o pequeno produtor, fazendo com que o homem do campo venha até a cidade, fazendo com que sua mercadoria seja vendida de forma correta de forma coerente, isso mostra credibilidade com o governo do estado recuperar a essência do pará rural em beneficiar o pequeno produtor", disse.

Os caminhões de carga seca foram adquiridos por meio  da Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca (Sedap). Para o secretário adjunto, Lucas Vieira, os veículos valorizam o trabalhador do campo, "mais de 32 municípios sendo contemplados para ajudar nosso agricultor que mais precisa, seja no escoamento da sua produção; e isso é garantir de reforço na manutenção de estradas vicinais e incremento na produção agrícola dos municípios", pontuou.

Para o prefeito de Augusto Corrêa, Estrela Nogueira, que levou para seu município um caminhão carga seca a iniciativa dos parlamentares em parceria com o Governo do Estado traz benefícios para Augusto Corrêa.

"Com certeza, o nosso município vai avançar bastante na nossa agricultura familiar, onde a gente vai poder dar um incentivo aos nossos produtores, para que a gente possa melhorar a qualidade de vida. Eu quero agradecer o nosso governador Helder que tem dado muito apoio ao nosso município de Augusto Correa, não só Augusto Correa como o estado do Pará inteiro", agradeceu. 

Com a nova  entrega Augusto Corrêa contabiliza recebimento de 4 veículos e equipamentos recebidos por meio de emendas parlamentar e Governo do Estado.

Prefeito de Primavera, Áureo Gomes: "Só tenho a agradecer ao governador Helder Barbalho", afirmou elePrefeito de Primavera, Áureo Gomes destacou a importância de receber o equipamento para o desenvolvimento do município. "Para trabalhar na nossa cidade, e também para ajudar na limpeza urbana. Só tenho a agradecer ao governador Helder Barbalho,e ao nosso deputado federal Hélio Leite, autor da minha emenda", disse. Primavera recebeu anteriormente do Governo do Estado um caminhão coletor de lixo, e agora uma pá carregadeira.