Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Polícia Militar promove V Curso de Cinotecnia para 26 agentes de segurança

Os participantes terão aulas teóricas e práticas, que incluem desde noções de medicina veterinária a radiopatrulhamento tático com cães

Por Governo do Pará (SECOM)
30/04/2022 08h29

A aula inaugural do V Curso de Cinotecnia, que capacita cabos e soldados no policiamento com cães, ocorreu na sexta-feira (29). O evento, promovido pela Polícia Militar, ocorreu na sede do Quartel do Comando-Geral (QCG), em Belém, e foi presidido pelo comandante-geral da corporação, coronel Dilson Júnior.

A Cinotecnia é o estudo da anatomia, comportamento e fisiologia dos cães. A Cinotecnia Militar estabelece técnicas de manejo e bem-estar canino. O cão de serviço policial militar é considerado uma ferramenta de trabalho importante em atividades específicas de segurança pública, como policiamento em praças desportivas, controle de distúrbios civis, faro de entorpecentes e busca e captura de suspeitos.O curso ensina técnicas para o policial militar estabelecer a relação de confiança com o animal

Vinte e seis agentes de segurança pública - sendo 23 PMs masculinos e duas femininos, e um Guarda Municipal de Belém (GMB) - foram selecionados para participar do curso depois de passarem pela inspeção de saúde e testes de aptidão física. Os participantes também farão uma viagem de estudo ao Distrito Federal e aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

"A impressão que nós temos é que a Polícia Militar avançou 30 anos em três, pois o montante de investimentos do governo do Estado em inteligência e capacitações continuadas nos últimos três anos não só em termos estruturais, mas humanos, é algo jamais visto na história da corporação", frisou o comandante do BAC (Batalhão de Ações com Cães), tenente-coronel Alex Gabriel.

Conteúdo - A parte teórica do curso, coordenado pelo BAC, inclui, entre outras disciplinas, Direitos humanos, Noções de medicina veterinária e Teoria cinotécnica. Nas instruções práticas, os participantes aprenderão principalmente Manejo e adestramento de cães, Tiro com cães, Radiopatrulhamento tático com cães. O curso tem carga horária total de 620 horas/aula, com previsão de término em 06 de julho.

"Após garantirmos a primeira maternidade canina da Região Norte do Brasil, com toda a infraestrutura necessária para a reprodução de cães, partimos agora para a capacitação daqueles que vão zelar pelo treinamento, saúde, higiene do cão e do seu ambiente", informou o coronel Dilson Júnior, garantindo que a próxima meta é expandir bases dos canis setoriais para os 13 Comandos de Policiamento Regionais (CPRs) da PM.

Texto: Josuelton Chagas – Ascom/PM