Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ÁGUA E SANEAMENTO

Cosanpa recebe representantes de 14 empresas de saneamento do Brasil para debater sobre gestão empresarial

Por Luciano Cuns (SECOM)
29/04/2022 16h21

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) sediou, pela primeira vez, a reunião da Câmara Técnica de Gestão Empresarial da AESBE – Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento. O evento, que aconteceu nesta sexta-feira (29), tem como objetivo a interação e troca de experiências das empresas de Saneamento de todo o Brasil para a melhoria nos serviços de tratamento de água à população.

O encontro tem a participação de 14 empresas estaduais. Durante o dia o evento foi dividido em duas partes. Os gestores da área do saneamento visitaram a maior Estação de Tratamento do Pará, a Estação de Tratamento de Água do Bolonha, onde conheceram desde a logística, captação, tratamento e distribuição de água. Já pela parte da tarde, os participantes se reuniram na sede da Companhia para discutir cases de sucessos em gestão empresarial.

Para Dante Ragazzi Pauli, Superintendente de Planejamento Integrado da Sabesp e Coordenador da Câmara de Gestão Empresarial, o objetivo é discutir como fazer gestão e como melhorar a gestão das empresas.

O presidente da Companhia de Saneamento do Estado do Pará, José de Angelis, enfatizou a importância do encontro no Estado. “É de extrema importância essa experiência, pois além do aprendizado, entendemos a maneira de fazer saneamento em outros estados”, afirmou.

O economista e representante da Cosanpa na Câmara Técnica de Gestão Empresarial da AESBE, Roberdan Duarte, ressaltou que “é fundamental que haja essa socialização de informação, é um parâmetro que deve sempre seguir, tudo é experiência”, pontuou.

"É a primeira vez que venho à Belém, e a ETA Bolonha tem mais ou menos o mesmo padrão da nossa ETA descoberta em Brasília em volume de produção de água, com algumas diferenças pontuais no sistema de produção de água. Por isso é importante a gente conhecer ”, disse Pedro Cardoso Santana Filho, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal sobre a ETA Bolonha.

Filipe Alcioni, Assessor de Planejamento da Companhia de Saneamento de Santa Catarina, CASAN, afirmou que o evento é muito importante porque é possível aprender com os participantes sobre os desafios de saneamento do Brasil, principalmente agora com a atualização do marco do saneamento. 

Durante o encontro, os participantes falaram da estrutura do setor em suas Companhias, projetos e resultados já aplicados em outras regiões.

Além da COSANPA, as empresas que participaram do evento foram: AESBE, AGEPISA, CAER, CAERD, CAESB, CAGEPA, CASAN, CEDAE, COPASA, COSAMA, DESO, EMBASA, SABESP, SANEATINS.