Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Feira da Agricultura familiar valoriza os produtores e a agroecologia

Evento ajuda a dar visibilidade a produtos cultivados sem agrotóxicos e contribui para aumentar a renda de agricultores

Por Aline Saavedra (SECOM)
29/04/2022 13h15

Quem esteve na Feira da Agricultura Familiar, promovida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), teve a oportunidade de levar para casa diversos produtos agroecológicos - sem uso de pesticidas. São itens trazidos por produtores rurais dos mais diversos pontos do Estado. Na lista, há frutas, pescados, laticínios, entre outras ofertas, nas barracas armadas em frente ao prédio da Secretaria, no bairro do Marco, em Belém, o que contribuiu para a geração de renda para os pequenos produtores rurais presentes no local, nesta sexta-feira (29).

Essa é a terceira edição da Feira da Agricultura Familiar em 2022, ação organizada pela Coordenadoria de Educação Ambiental e faz parte do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar do Pará (PEAAF).

Quem não perdeu a oportunidade foi o técnico de Informática, Dionison Sarquis, que aproveitou a chance e garantiu seus produtos na Feira. "Tenho tendência em consumir sempre que possível os produtos orgânicos. Além desse benefício para o consumidor, é a chance de dar esse espaço também para os produtores. É uma excelente ação e espero que cresça cada vez mais", frisou.

Assim, como em todas as edições deste ano, o produtor rural Hélvio Fonseca, de Mãe do Rio, município do nordeste paraense, esteve presente comercializando seus produtos de forma direta com o consumidor final. "Participo de todas as feiras e considero de extrema importância para a Agricultura Familiar, em especial a chance de tratarmos diretamente com o consumidor, sem necessidade de um intermediário, o que gera receita melhor para o produtor", explica Hélvio.

Os pescados e frutos do mar são dois dos produtos mais procurados na Feira da Agricultura Familiar. E com a praticidade de ter esses alimentos mais próximos, a bióloga Luciana Batista também não perdeu tempo. "Eu comprei camarão regional e pirarucu. Acredito que seja super interessante essa iniciativa, dando maior espaço para os produtores e trazendo facilidade para quem passa por aqui de comprar produtos orgânicos", ressaltou. 

Além da comercialização dos produtos orgânicos, a ação contou com a participação da equipe de sustentabilidade da Semas. Na ocasião, foram trocados resíduos recicláveis por mudas de plantas distribuídas pelos profissionais. Gleissy Castro, integrante da equipe, salientou a importância da conscientização do servidor em aspectos importantes pertinentes ao cuidado com o meio ambiente.

"Estamos em um processo de sensibilização que faz parte da implantação do nosso projeto de coleta seletiva. Hoje fizemos a distribuição de mudas para todos que trouxessem um resíduo reciclável, tanto da sua casa, como do seu setor de trabalho", colocou. O instituto Alachaster foi o responsável por recolher todo material reciclável e dar sua destinação correta.

Com grande movimentação no local desde as primeiras horas da manhã, a avaliação por parte da gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental da Semas, Edira Vidal, foi positiva. "Entendemos que a feira é uma atividade que une e fortalece os laços entre agricultores, Semas e a comunidade do entorno, proporcionando a visibilidade, divulgação e a comercialização dos seus produtos. Nesta edição, vale ressaltar a parceria do setor de sustentabilidade da Semas que inovou com a troca de resíduos por mudas ornamentais destinados aos servidores e a comunidade", finalizou Edira.

SERVIÇO

O calendário da Feira da Agricultura Familiar está definido para 2022. Depois das três primeiras edições, haverá evento nos dias 31 de maio, 29 de junho, 30 de agosto, 30 de setembro, 7 e/ou 28 de outubro, 29 de novembro e 16 de dezembro.