Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Gestores do nordeste do Pará têm capacitação em educação ambiental

O evento da Semas abordou temas diversos com os municípios de Maracanã, Tomé-Açu, Magalhães Barata e Santarém Novo

Por Aline Saavedra (SECOM)
29/04/2022 12h40

Apresentações sobre o papel da educação ambiental como instrumento de gestão do meio ambiente e as noções básicas da legislação ambiental brasileira estiveram entre os temas abordados da Capacitação de Educação Ambiental, ministrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). 

Debates em grupos, como Mudanças Climáticas e a importância da coleta seletiva, por exemplo, além de atividades práticas com ensinamentos das fases para produção dos coletores seletivos e outras abordagens voltadas às soluções de questões ambientais municipais estiveram na programação da capacitação direcionada aos 40 participantes inscritos.

A coordenadora de educação ambiental, da Semas, Andreia Monteiro, explica que as discussões envolveram as mudanças climáticas e como isso afeta à população. A importância da Agenda 2030, que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável de um acordo firmado em 2015 pelos 193 Estados-membros da Organização Das Nações Unidas (ONU), também esteve em foco na capacitação. 

“Nivelamos o conhecimento da relação sobre meio ambiente e sustentabilidade, com abordagens, inclusive, sobre a atual sociedade de consumo. Falamos ainda sobre a importância da coleta seletiva e ensinamos a produzirem coletores seletivos, para evitar o descarte inadequado dos resíduos no meio ambiente”, afirmou Andréa.

Silvano Costa, secretário de Meio Ambiente do município de Magalhães Barata, nordeste paraense, afirmou que a capacitação ofertada pela Semas é muito importante para os municípios. “Principalmente entre os municípios vizinhos, que vivemos conectados. Essa troca de informações com os técnicos e trazer as realidades locais para serem discutidas, tecnicamente, são fundamentais para podermos abordar conteúdos significativos, para uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável", garante.

A engenheira ambiental Regiane Pereira, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Ambiental, da secretaria de Meio Ambiente do município de Igarapé-Açu, considera de grande importância essa capacitação que atualiza e sensibiliza os participantes cada vez mais sobre a importância de se trabalhar a educação ambiental. 

"A gente tem vivido com essa necessidade de trabalhar com mais afinco essa questão da educação ambiental, porque a gente acaba priorizando as ações corretivas e acaba tendo os mesmos problemas ao longo dos anos. Então, vou sair daqui mais sensibilizada e na certeza da necessidade de priorizarmos a questão ambiental e com certeza isso vai diminuir esse trabalho que a gente está tendo hoje. É muito bom estarmos juntos com outras secretarias de quatro municípios, porque a gente vê a experiência que se passa nos outros municípios e vai compartilhando todos esses conhecimentos. Vale muito a pena esse treinamento", registra a diretora.