Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPROMISSO

Programa “Pró-Mulher Pará” é lançado no município de Marabá

Iniciativa será desenvolvida a partir de duas frentes, com ações preventivas e repressivas, objetivando descentralizar as ações especializadas em combate à violência contra a mulher e redução de todos os crimes contra as mulheres

Por Governo do Pará (SECOM)
28/04/2022 15h18

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), lançou o Programa “Pró-Mulher Pará” na manhã desta quinta-feira (28) em Marabá, no sudoeste do estado, sendo o primeiro município do interior do Pará a receber a iniciativa.

O “Pró-Mulher Pará" tem o objetivo de proteger, reprimir e prestar orientação e auxílio às mulheres vítimas de violência doméstica, atuando de forma preventiva e repressiva em situações emergenciais. 

“Nosso efetivo trabalha para que possamos combater a violência cometida contra as mulheres. Precisamos apresentar índices mais baixos desse tipo de ocorrência, mas para isso precisamos da ajuda das mulheres. Contar com sua coragem e com o seu empoderamento para denunciarem seus agressores e ajudarem as Forças de Segurança do Estado no enfrentamento desse tipo de crime”, falou o governador Helder Barbalho durante o lançamento.

A primeira dama do Estado, Daniela Barbalho, também ressaltou a importância do Programa na região de Marabá e a participação das mulheres na denúncia contra os seus agressores.

“É muito importante para essa região a implantação desse projeto. Conseguimos assim atender todas as aéreas, e principalmente, combater a violência contra a mulher. Precisamos empoderar essas mulheres e encorajá-las para que elas possam denunciar e assim poder aumentar o potencial de ajuda para que a polícia possa alcançar de forma mais rápida, reduzindo assim a violência contra a mulher o que acaba repercutindo na família como um todo”, destacou a primeira dama. 

Estrutura

O programa, já implementado na Região Metropolitana de Belém e que agora chega em Marabá, irá contar com o apoio de uma viatura plotada da Polícia Militar que será utilizada, exclusivamente, para atendimento de casos de violência doméstica no município. 

 "Lançamos um programa que já está dando certo em Belém, o “Pró-Mulher” direcionado, exclusivamente, ao atendimento das ocorrências voltadas à violência contra mulher. Marabá é a primeira cidade do interior do Pará a receber esse projeto, após a Região Metropolitana de Belém. Esse Programa faz parte de uma estratégia de segurança pública voltada pra ser expandida ao interior do Pará, e neste município iniciamos essa ampliação, contando com uma viatura específica da Polícia Militar para realizar os atendimentos específicos voltados aos crimes contra as mulheres”, pontuou o titular da Segup, Ualame Machado.

Atendimento - O “Pró-Mulher" será desenvolvido a partir de duas frentes, com ações preventivas e repressivas. As ações repressivas ocorrem a partir das ligações feitas ao canal de urgência e emergência (190), que direcionará as chamadas ao Niop e encaminhará para a equipe que irá atender a denúncia. Além disso, após o atendimento, é feita uma contagem do número de chamadas realizadas, pela mesma vítima, que entra automaticamente para o “Cartão Programa”, que garante visitas periódicas e de acompanhamento por meio da equipe de patrulhamento especializado, a qual será realizada na viatura exclusiva do programa. 

Moradora de Marabá, a líder comunitária Lia da Liberdade ressaltou a iniciativa do Governo do Estado no combate aos crimes contra as mulheres 

“Essa iniciativa é louvável, especialmente, com a entrega dessa viatura voltada exclusivamente ao combate à violência contra a mulher. Isso demostra o compromisso do Estado com as causas das mulheres tão necessitadas desse auxílio”, falou

Capacitação - Mais de 40 profissionais dos órgãos de segurança que darão suporte ao programa receberam treinamento para realizarem o atendimento humanizado de todas as mulheres vítimas de violência doméstica, além de ações preventivas em combate ao crime.

Descentralização - Após ser lançado no último dia 08 de março na Região Metropolitana de Belém, o programa alcança o primeiro município no interior do estado neste momento, visando descentralizar as ações especializadas em combate à violência contra a mulher e redução de todos os crimes contra as mulheres.