Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas realiza capacitação na área de gestão das águas

Por Aline Saavedra (SECOM)
28/04/2022 15h00

O fortalecimento institucional na capacitação de servidores na área de recursos hídricos, visando à gestão da qualidade da água em Bacias Hidrográficas do Pará é o principal objetivo do Curso de Capacitação, Elaboração do Índice de Qualidade da Água promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Secretaria Adjunta de Recursos Hídricos e Clima (Sagrh). O evento, que teve início no dia 25 e encerrará nesta sexta-feira, 29, no auditório da Semas, tem contrato de parceria assinado com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

A Semas está executando os cursos do Plano Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos, instituído por meio de Resolução do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), em fevereiro de 2020. A aprovação do quadro plurianual de capacitações para os anos de 2020 até 2023, foi elaborada de forma participativa pela equipe técnica da Diretoria de Recursos Hídricos (Direh) e da Câmara Técnica de Capacitação e Educação Ambiental em Recursos Hídricos. 

O curso tem como público-alvo os servidores da própria Semas, membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Marapanim e das câmaras técnicas do CERH, que formam o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Pará. A capacitação apresenta uma parte teórica e outra prática, que será desenvolvida em laboratórios da UFPA.

O professor, engenheiro sanitarista e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, da UFPA, Neyson Mendonça, ministra o curso de capacitação sobre a qualidade da água e considera que, no caso específico do Pará, a diversidade do Estado promove diferentes tipos de água. 

“Nós temos águas do tipo salobra, doce, salgada e interiores. Essas águas, com suas características peculiares, vão necessitar que a gente tenha um sistema de gestão de gerenciamento de recursos hídricos diferenciados do restante do país para que a gente possa tratar cada local com a devida particularidade e atenção e fazer o melhor aproveitamento e gerenciamento dos recursos hídricos para aquela Bacia. Utilizar a água com melhor possibilidade para abastecimento de água, abastecimento industrial, aquicultura entre outros, necessários à população da região”, identificou.

A coordenadora de Planejamento de Recursos Hídricos, da Semas, que organiza os cursos do Plano Estadual de Capacitação em Recursos Hídricos, Verônica Bittencourt, anuncia que já foram realizados quatro cursos este ano e ainda terão mais cursos para serem realizados ainda em 2022. 

“É muito importante para a Semas essa parceria com a UFPA, para que possamos realizar cursos com qualidade, onde os professores são especialistas nas áreas que estão ministrando e trazem pra gente todo um trabalho que eles desenvolvem dentro da pesquisa e da prática também da gestão de Bacias aqui no nosso Estado. Então, está sendo um grande aprendizado para todos os participantes em cada temática que está sendo ministrada”, reconheceu a coordenadora. 

Este ano já foram executados cursos de Elaboração de balanço hídrico de bacia hidrográfica; Estudos de Percepção Social da Água; e Gestão de Recursos Hídricos: Aspectos Legais e Institucionais – no mês de fevereiro -, e Bacias Hidrográficas do Pará, em março, todos no formato remoto. Atualmente, para a formação continuada, está sendo realizada capacitação até sexta-feira (29), destinada a técnicos da área de recursos hídricos.

O técnico em gestão do meio ambiente, geólogo da gerência de outorga, Helder Thadeu de Oliveira participa da capacitação e avalia que uma verdadeira gestão dos recursos naturais passa pelo reconhecimento do quanto pode ser utilizado e como deve ser utilizado. Com os recursos hídricos não é diferente. O monitoramento dos recursos hídricos é uma ferramenta fundamental que permite o conhecimento da situação da qualidade das águas e seu comportamento ao longo do tempo e espaço.

“O curso promovido auxilia no entendimento sobre escolha de parâmetros representativos e instrumentalmente detectáveis, qualidade dos dados e das suas coletas, definição de índices da qualidade da água, entre outros, para a caracterização inteligente dos recursos hídricos que, por sua vez, deve fundamentar as tomadas de decisão por parte de órgãos governamentais. Por fim, tem-se ainda que a capacitação dos servidores é fundamental para as melhorias relativas ao reconhecimento, acolhimento e resolução das demandas socioambientais”, pontua o geólogo da Semas.

Agenda - Neste semestre ainda serão realizadas capacitações sobre Hidrologia Geral, Qualidade das águas superficiais (coleta e preservação de amostras de água e sedimentos) e Gestão da Informação Hídrica para a Tomada de Decisões no Pará, de forma presencial.