Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Polícia Civil reforça apuração de crimes contra vulneráveis em Cametá

Por toda esta semana, as equipes intensificam as apurações de denúncias, escuta especializada e a condução de inquéritos

Por Governo do Pará (SECOM)
28/04/2022 09h53

Em Cametá, agentes da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (Dav) da Polícia Civil em diligênciaA Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (Dav) da Polícia Civil iniciou, no domingo (24), mais uma ofensiva de enfrentamento a crimes praticados contra vulneráveis na região nordeste do Pará. Dessa vez, o município de Cametá, recebe as ações do "Projeto Dav Itinerante", que reforça os trabalhos de apurações de denúncias, realização de intimações, escuta especializada e de condução de inquéritos de crimes de abuso sexual, estupro de vulnerável e violência doméstica contra a mulher.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Walter Resende, o trabalho integrado visa dar celeridade às investigações e promover o enfrentamento de crimes praticado contra vulneráveis. “Estamos avançando na apuração de crimes e violações de direitos contra mulheres, crianças e adolescentes. Além de promover reforço operacional na unidade, também ofertamos capacitação para nivelamento no atendimento humanizado realizado por policiais civis e servidores na delegacia”, contou Resende.

Equipes da PC realizam uma ofensiva contra crimes praticados contra vulneráveis na região nordeste do ParáSegundo a delegada Adriane Melo, que coordena o projeto Dav Itinerante, as capacitações e treinamentos também contemplam servidores lotados no interior durante a realização do projeto, dão suporte imediato aos atendimentos nas delegacias da PC, resultando na melhor recepção e atendimento às demandas da população. “Para melhor atender as denúncias e apurar os crimes, nossos servidores precisam estarem alinhados com orientações de padronização de atendimento humanizado”, disse a delegada diretora da Dav.

Sala Lilás – Instalada na sede da Delegacia de Polícia de Cametá, a Sala Lilás é referência no imediato acolhimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Desde março de 2021, a parceria entre o Governo do Estado, através da Polícia Civil e a prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, possibilita também o atendimento a crianças e adolescentes vitimas de crimes contra vulneráveis. “Com equipe multiprofissional, contamos com assistência social, psicólogo e orientação jurídica destinadas a mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos”, pontuou a delegada Ariane Melo.

Procedimentos - Durante a semana, as ações descentralizadas e equipes policiais com delegados, escrivão e investigadores focaram na apuração de denúncias e no tombamento de procedimentos que investigam os crimes de estupro e violência doméstica. As diligências seguem até o próximo sábado, 30.

Denúncias - De acordo com a PC, as denúncias podem e devem ser feitas, por meio do aplicativo WhatsApp 91 98115.9181, ou pelo Disque-Denúncias, número 181. Em todos os contatos o sigilo e o anonimato são garantidos.

Saúde – Os servidores lotados em Cametá e região, também recebem os serviços de saúde da equipe multidisciplinar da Diretoria de Atendimento ao Servidor (Das). A caravana da saúde percorreu mais de 211 quilômetros, e mais a travessia de balsa de 1h40 minutos para levar atendimento de profissionais da assistência social, enfermagem, psicologia e teste de Covid-19.

*Texto de Talison Lima (PC)