Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

No 1º Pecuariando, Estado reforça parceria com produtores agropecuários

Evento lançou o Manifesto da Aliança Paraense pela Carne em prol da Sustentabilidade da Pecuária na Amazônia

Por Carol Menezes (SECOM)
28/04/2022 08h35

Governador, em Marabá: "O Estado garante benefícios fiscais e investe em Ciência, Tecnologia e Inovação" O governador do Estado, Helder Barbalho, acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho, e de autoridades públicas, participou, nesta quarta-feira (27), no Centro de Convenções de Marabá, no sudeste paraense, da abertura do 1º Pecuariando: Encontro da Cadeia Agroindustrial, Comercial e de Serviços da Pecuária Paraense, programação que vai até sexta-feira, dia 29 de abril. O evento tem como tema “A pecuária recupera o Pará: resposta do Estado aos desafios da produção sustentável na Amazônia”.

Durante o dia, houve a apresentação do Manifesto da Aliança Paraense pela Carne em Prol da Sustentabilidade da Pecuária na Amazônia e os lançamentos do Sistema de Restauração Florestal (Sirflor) do Projeto Pecuariando. Também foi assinado o Protocolo de Intenções com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Pará (UFPA), Banco da Amazônia e Banco do Pará (Banpará). Na ocasião, foi feita ainda a entrega de Título de Cidadão Paraense ao ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli.

O encontro do segmento pecuário discute temas estratégicos para o setor até esta sexta-feira (29) "O Pecuariando é um momento histórico para nossa pecuária, dentre outros motivos, pelas estratégias de benefícios fiscais do governo do Estado revertidas em investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação. Importante para que possamos ampliar, principalmente olhando, para as propriedades menores, da agricultura familiar, para que possam aumentar a sua produção, para que o Estado amplie suas cabeças de gado sem precisar desmatar, comprometido com a pauta ambiental", enalteceu o governador.

A pecuarista Camila Coalhato reconheceu a importância do setor produtivo hoje ser parceiro do meio público. "É muito importante termos o governo apoiando os pecuaristas, são duas frentes que precisam andar juntos, e acho que esse encontro, com a presença do governador, reforçou muito isso", avaliou.

Antes da programação no Centro de Convenções, o governador Helder Barbalho foi até o Parque de Exposições da cidade para um ato simbólico de vacinação de bovinos, que marcou o início da campanha contra a febre aftosa para este ano de 2022, executada pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará.

"Merece destaque o início da campanha de vacinação contra a febre aftosa, para que possamos mobilizar todas as propriedades rurais, toda a pecuária do nosso Estado para a iniciativa da Adepará com expectativa de que possamos vacinar 19 milhões de cabeças de gado e assegurar uma produção bovina paraense protegida, com nível sanitário seguro, o que fortalece a atividade agropecuária", afirmou o chefe do Executivo estadual.