Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BANCO DE SANGUE

Governo do Pará entrega Agência Transfusional em Altamira, a 7ª da atual gestão

A Unidade vai garantir a cobertura transfusional nos municípios de Brasil Novo, Pacajá, Anapú, Vitória do Xingu, Medicilândia, Senador José Porfírio e Porto de Moz

Por Vera Rojas (HEMOPA)
27/04/2022 17h40

O governador Helder Barbalho e o presidente do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, Paulo Bezerra entregaram, na tarde desta quarta-feira (27), a Agência Transfusional (AT) que vai funcionar no interior do Hospital Geral de Altamira, no sudoeste paraense, que fará, em média, 100 transfusões ao mês. Essa é a 7ª AT inaugurada pela atual gestão.

A entrega marca uma importante parceria com a Prefeitura Municipal. O governador do Estado, Helder Barbalho, classificou a entrega como importante para os pacientes que necessitam de transfusões no município. “O HGA ganha sua AT. Isso permitirá o atendimento transfusioal com garantia de oferta e acima de tudo, de preservação de vidas. Eu festejo essa parceria com a prefeitura, um investimento que estamos implementando nas diversas regiões do Estado, descentralizando o atendimento do Hemopa e oferecendo celeridade na oferta desse bem à população”.

Sem esconder a satisfação da realização de mais um compromisso com a parceria do Governo do Estado, o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes da Silva, agradeceu a entrega da AT no Hospital Municipal que possui 111 leitos e atende em livre demanda.

Essa ação faz parte do projeto de descentralização do serviço na hemorrede paraense. Somente neste governo, foram entregues sete Agências Transfusionais: no Hospital Municipal de Uruará, no Hospital Municipal em Jacareacanga, Hospital Municipal em Santarém, no Hospital Materno Infantil em Marabá, no Hospital Regional Abelardo Santos em Belém e no Hospital Regional em Itaituba.

Para o gestor Paulo Bezerra, a parceria entre Governo e Prefeitura facilita a entrega de vários serviços à população paraense. "Esta é a 7ª Agência Transfusional que o governo está entregando. Isso é ótimo pois levamos o estoque de sangue para dentro das unidades de saúde, o que agiliza o atendimento transfusional”, destacou ele ao adiantar que, ainda neste semestre, o governador deve entregar Agência Tranfusional o  Hospital Galileu, em Ananindeua, e no município de Mãe do Rio.

A nova Agência Transfusional será abastecida pelo Hemonúcleo de Altamira. A unidade conta com equipamentos de ponta, entre eles câmara de conservação de concentrado de hemácias, freezer - 30°, centrifuga de bancadas, selador de bolsas de sangue e banho-maria.

De acordo com o responsável Técnico Hemopa Altamira, o biomédico, José Milton do Nascimento Neto, a abertura desta nova AT é de grande relevância para assistência hematológica/hemoterápica no município que, certamente, vai gerar qualidade de vida aos usuários. “A abertura dessa nova AT vai gerar mais qualidade de vida para pacientes que têm a necessidade imediata de transfusão além da diminuição do fluxo no Hemonúcleo de Altamira, somando o aumento do número de coletas e conforto à população de municípios vizinhos que vão usufruir deste benefício”.

Cobertura transfusional - A Unidade garante a cobertura transfusional nos municípios de Brasil Novo, Pacajá, Anapú, Vitória do Xingu, Medicilândia, Senador José Porfírio e Porto de Moz.

Serviços ofertados pela AT - O serviço da AT é uma cooperação Técnica entre a Fundação Hemopa e a prefeitura de Altamira. A unidade vai realizar exames imunohematológicos dos receptores, incluindo prova de compatibilidade, tipagem ABO-Rh, pesquisas de anticorpos irregulares, controle de qualidade dos reagentes e metodologia, todos executados pela técnica em gel, retipagem dos hemocomponentes transfundidos, aliquotagem de bolsas para atendimento de recém nascidos e pediatria, ato transfusional de hemocomponentes autólogos, com assistência médica e equipe multidisciplinar qualificada e com funcionamento 24h.

Serviço: A AT funciona internamente no Hospital Geral de Altamira. Endereço: Rua 6 – Bairro Mutirão, Altamira. Telefone: (93) 3515. 2350