Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Em Marabá, Seaster continua cursos de formação para trabalhadores da Assistência Social

A iniciativa do Governo do Pará visa fomentar o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais de profissionais do Sistema Único de Assistência Social

Por Camila Santos (SEASTER)
26/04/2022 21h18

A nova etapa do curso de formação para trabalhadores, gestores e conselheiros do Sistema Único de Assistência Social, o “Operadores do SUAS”, foi iniciado nesta terça-feira (26) no município de Marabá, na região Sudeste. O evento, que prossegue até 29 de abril (sexta-feira), dá continuidade às atividades do curso, que teve sua última edição realizada em março, no município de Altamira, no oeste paraense.

O “Operadores do SUAS” é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com o objetivo de produzir, analisar e disseminar conhecimentos, fomentando o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à prática do trabalho, e desta maneira subsidiar a qualificação dos servidores na execução da Política de Assistência Social, contribuindo para o aperfeiçoamento dos serviços e ações desenvolvidas pelos municípios.

A assistente social Rosa Martins, técnica da Seaster, destacou a importância de capacitar técnicos que atendem a rede SUAS no Pará. “Para a Política de Assistência Social é fundamental que tenhamos a capacitação permanente aos municípios, levando em consideração a rotatividade, a formulação quanto à regulação do Ministério da Cidadania. Nós precisamos estar perto dos municípios para capacitar, a fim de que eles possam desenvolver um trabalho de qualidade às pessoas em condição de vulnerabilidade”, disse Rosa Martins.

Para esta etapa, mais de 120 profissionais foram mobilizados, representantes de 12 municípios da Região de Integração Carajás: Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Marabá, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e São João do Araguaia.

Suporte - “Eu fico muito feliz e cheio de boas expectativas em participar deste curso, expectativas de adquirir novos e importantes conhecimentos que vão me servir de suporte para que eu possa realizar um trabalho cada vez melhor em Curionópolis”, informou o pedagogo e técnico da Prefeitura de Curionópolis, Rafael Carvalho. 

A proposta da gestão estadual é estar presente em todas as regiões, executando políticas públicas. A Política de Assistência Social também precisa ser executada a partir de suas especificidades, e cabe à Seaster ir ao município, levar informações e prestar o assessoramento para que gestores e técnicos possam executar a política de forma exitosa. O Programa "Operadores do SUAS" atende as 12 regiões de Integração do Pará, e ao longo do primeiro semestre deste ano cumprirá agendas de capacitações em quatro municípios-polos.