Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SEGURANÇA

Unidade Móvel de Saúde da Polícia Militar vai beneficiar mais de 20 mil servidores

Entregue pelo governador Helder Barbalho, a unidade totalmente equipada também oferecerá atendimento a familiares de PMs e à comunidade

Por Walena Lopes (SEGUP)
26/04/2022 20h15

A Unidade Móvel de Saúde da Polícia Militar do Pará vai oferecer serviços de saúde na capital e em municípios do interiorO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), entregou na tarde desta terça-feira (26) uma Unidade Móvel de Saúde para a Polícia Militar do Pará, um Veículo Semirreboque Baú. A unidade é totalmente equipada com materiais, instrumentos e aparelhos, para oferecer atendimento de qualidade aos policiais militares da ativa e reserva remunerada, a seus familiares e também à população, na capital e no interior. O investimento na unidade móvel foi de R$ 900 mil.

O funcionamento da unidade beneficiará mais de 20 mil servidores da Polícia Militar em todo o Estado, alinhando-se aos padrões do Plano e Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Os agentes poderão ter acesso a serviços de saúde diversos, incluindo consultas oftalmológica e odontológica, fisioterapia, atendimento nutricional e psicossocial.

O governador Helder Barbalho frisou a importância da estrutura, que percorrerá o interior do Estado prestando assistência não apenas aos policiais militares e seus familiares. “Essa unidade chega para reforçar ações de cuidado com a nossa tropa e com seus familiares, para que a Polícia Militar e seus colaboradores possam estar, cada vez mais, em condições de servir à população. Estaremos com ações itinerantes pelos municípios, onde a polícia está presente assistindo, inclusive ofertando serviços de saúde para a comunidade local, integrando as ações de segurança pública com cidadania ao povo do Pará”, destacou Helder Barbalho.

Espaço para fisioterapiaInvestimento - A estrutura móvel conta com dois consultórios odontológicos; um consultório de clínica geral; um consultório de oftalmologia e um consultório para atendimento de fisioterapia, os quais irão auxiliar os serviços essenciais de prevenção e tratamento de saúde.

“Esse foi mais um investimento realizado através do Fundo Estadual de Segurança Pública, voltado ao benefício do policial militar e de seus familiares, assim como, eventualmente, poderá fazer também o atendimento à população. Isso demonstra a atenção que temos aos nossos servidores, em especial aos da Polícia Militar, que merecem um atendimento de qualidade, visto que essa unidade está totalmente equipada com matérias de saúde, para que possam receber um serviço mais especializado”, ressaltou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.Consultório oftalmológico

Ação essencial - O serviço itinerante percorrerá os 144 municípios paraenses como ação essencial, contribuindo assim para a melhoria da prestação de serviço de segurança pública, aumentando também a credibilidade no atendimento e na integração entre sociedade civil e os agentes da PM.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, reforçou a importância da unidade para a corporação e sua atuação com a comunidade. “Nesses primeiros três anos de governo, de 2019 até hoje, já atendemos mais de 11 mil policiais militares e seus familiares através do PAS-PM (Programa de Assistência à Saúde da Polícia Militar), onde deslocamos essa carreta, juntamente com os nossos profissionais da área da saúde, para realizar o atendimento nas nossas 13 regionais no interior do Estado. Várias dessas regionais já tiveram, inclusive, a segunda visita da nossa caravana da saúde. A partir de agora, vamos poder ampliar esse atendimento para o nosso policial e também poder prestar atendimento à comunidade, quando for necessário”, acrescentou o comandante-geral da Polícia Militar.