Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc orienta servidores para a prevenção e combate à Hipertensão Arterial

Foram disponibilizados serviços de verificação de pressão, orientação nutricional e a distribuição de material informativo sobre a doença

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
26/04/2022 18h37

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) promoveu, nesta terça-feira (26), uma ação de saúde em alusão ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A programação foi direcionada aos servidores lotados no prédio-sede da instituição, em Belém, e disponibilizou serviços de verificação de pressão, orientação nutricional e a distribuição de material informativo sobre a doença. 

Para otimizar o acolhimento do público-alvo, os profissionais de saúde da Faculdade Intercultural da Amazônia (Fiama) se dividiram em equipes e montaram postos em cada andar do prédio-sede da Seduc. No total, mais de 300 atendimentos foram realizados durante toda ação que foi organizada pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep), por meio da Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS). 

“Nosso trabalho visa garantir a saúde e o bem-estar dos servidores e não poderíamos deixar passar em branco esta data. Hoje, também disponibilizamos durante a programação um estande de beleza com cursos de automaquiagem, com o intuito de promover o bem-estar das mulheres e durante a tarde houve atendimento médico para quem necessitava de um acompanhamento mais específico”, ressaltou a coordenadora da CAS, Larissa Castro. 

A enfermeira da Seduc, Rita Terezinha Silva, disse que a iniciativa é de grande importância por auxiliar no diagnóstico precoce da doença e fornecer orientações básicas de saúde. “Esta ação possibilitou identificar pessoas com essa comorbidade e, dessa forma, fazendo com que elas possam iniciar o tratamento o quanto antes. Trouxemos profissionais que realizaram avaliações nutricionais, para o bem-estar alimentar, psicológico e a prática de atividades físicas. Portanto, vamos continuar realizando ações de saúde porque o nosso principal objetivo é promover mais qualidade de vida aos servidores da Seduc”, afirmou a especialista. 

Para o professor de Educação Física, Jorge Paulo da Silva, o evento alertou sobre a necessidade de hábitos alimentares mais saudáveis, a redução no consumo de sódio e a importância da prática de atividades esportivas. “Acredito que com informação de qualidade, vamos ajudar na redução de novos casos dessa doença que é tão silenciosa e severa. Além das orientações fornecidas pelos profissionais da saúde, podemos dar dicas de atividades físicas, em especial as caminhadas, que podem ser feitas tranquilamente dentro ou fora de casa”, frisou o educador. 

HIPERTENSÃO

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é caracterizada pela elevação sustentada dos níveis de pressão arterial, acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9 – o primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração; o segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

A hipertensão arterial pode ser primária, quando geneticamente determinada ou secundária, quando decorrente de outros problemas de saúde, como doenças renais, da tireóide ou das suprarrenais. Os principais sintomas da doença são: tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial. 

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.

Texto em colaboração com Wavá Bandeira (Ascom/Seduc)