Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc realiza Workshop de Gestão Escolar sobre Sistema Modular de Ensino

Em 2022, o Sistema Modular de Ensino (SOME) completa 42 anos de práticas pedagógicas no Pará

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
26/04/2022 14h53

Nesta terça-feira (26), gestores no I Workshop de Gestão Escolar do Sistema Modular de Ensino (SOME) De 26 a 29 de abril, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), realiza o I Workshop de Gestão Escolar do Sistema Modular de Ensino (SOME). A iniciativa busca apresentar e refletir os aspectos conceituais, normativos e pedagógicos do Novo Ensino Médio, com foco no fazer didático e na organização curricular a partir das identidades da modalidade educacional.

Com o tema: “O Novo Ensino Médio e o SOME com suas identidades: uma realidade possível?”, a programação formativa, teve início nesta terça-feira (26), no auditório Prof. Dionísio Hage, prédio-sede da Seduc, em Belém. Na ocasião, houve uma breve apresentação histórica sobre o SOME, que completou este ano 42 anos e a respeito dos resultados avaliativos da Jornada Pedagógica Unificada 2022. 

Coord. de Ensino Médio da Seduc, Mari Elisa Almeida: "O SOME é um agente propagador da educação".Vale ressaltar que, inicialmente, o evento é destinado a gestores das Unidades Regionais de Educação (UREs), diretores das escolas-sedes e supervisores pedagógicos que atuam no SOME. Ao final do curso, será disponibilizado um certificado com carga horária de 30 horas aos participantes que obtiverem o aproveitamento mínimo de 70% nas atividades avaliativas.

A secretária adjunta de Ensino da Seduc, em exercício, Regina Celli Alves, reforçou que o SOME é o ensino médio regular, que realiza o atendimento de forma modulada há mais de 42 anos nas localidades onde não há como instalar uma escola estadual. Ela disse, ainda, que o encontro possibilita uma atenção e olhar especial para essa modalidade, que é uma importante política pública de fomento e ampliação de oferta do ensino médio.

Gestor da 13ª URE, Jefferson Nogueira: "A gente reconhece a importância desse elo e estamos expandindo".“Sei o quanto é difícil você conduzir uma escola e se afastar por uma semana, mas tenho certeza que a vinda dos gestores, diretores das escolas-sedes e nossos supervisores pedagógicos do SOME até aqui, na Seduc, é extremamente necessária, porque precisamos conversar sobre o Sistema Modular. A gente precisa entender a dinâmica desta modalidade de ensino, ainda mais dentro desta nova perspectiva de currículo do Novo Ensino Médio, que já está em vigência”, afirmou.

APERFEIÇOAMENTO

Gestor da 16ª URE, Flávio Caridade: "A experiência do workshop será proveitosa ao ensino e aprendizagem".  De acordo com o gestor da 16ª URE, Flávio Caridade, a capacitação fornecida pela Seduc está sendo muito importante e ressaltou que isto é algo inédito na educação paraense. “Estamos recebendo informações e instruções sobre o SOME, que são relacionadas diretamente ao Novo Ensino Médio. Esta é uma oportunidade para que possamos ampliar nossa visão de trabalho, que vai impactar diretamente nos alunos e nas escolas. Dessa forma, a experiência deste momento vai ser muito proveitosa em todo o processo de ensino-aprendizagem a ser desenvolvido, para que a gente possa trazer cada vez mais para o convívio escolar, nosso alunado e comunidade em geral”, frisou. 

Segundo a coordenadora de Ensino Médio da Seduc, Mari Elisa Almeida, “proporcionar a vinda de todos aqueles que fazem diariamente o SOME, é fundamental para que se entenda cada vez as peculiaridades desta prática pedagógica, que é organizada em módulos e, principalmente, neste processo de implementação do Novo Ensino Médio, o qual possui em sua grande projetos integrados de ensino, projetos de vida e os campos dos saberes eletivos. Dessa forma, entendemos a importância do SOME como agente propagador da educação e que garante a oferta de ensino médio regular em módulos, atendendo as necessidades regionais e chegando nos locais mais distantes, seja nas comunidades ribeirinhas, quilombolas ou indígenas”, enfatizou.

Para o gestor da 13ª URE, Jefferson Nogueira, o workshop vai possibilitar garantir educação de qualidade e conhecimento aos alunos que estão isolados na região do Marajó. “Hoje, temos cinco municípios atendidos pelo SOME, nesta localidade paraense e precisamos ampliar ainda mais a oferta, porque a demanda existe e não tenho dúvidas que com esse encontro formativo, vamos ter uma proposta maior de implantação do Novo Ensino Médio. Temos vilarejos muito distantes, isolados, que só se chegam mesmo através dessa parceria entre a Seduc, UREs, prefeituras, professores e a comunidade. Portanto, a gente reconhece a importância desse elo e por isso estamos expandindo o atendimento desta modalidade de ensino e chegando nas comunidades mais longínquas do Marajó”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

26/04 - Terça-feira - Auditório Prof. Dionísio Hage (prédio-sede da Seduc)

14h às 17h:

Temática 1: Concepções e nucleações do Documento Curricular do Estado do Pará - DCE/PA.

Temática 2: Apresentação da organização do trabalho docente.

27/04 - Quarta-feira - Centro de Formação dos Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR).

08h às 12h e 14h às 18h:

Oficina de gestão e assessoramento: A construção do plano de trabalho docente.

28/04 - Quinta-feira - Centro de Formação dos Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (CEFOR).

08h às 12h e 14h às 18h:

Oficina de gestão e assessoramento: Rotinas pedagógicas do SOME.

(Organização da lotação - Produção do horário de aula).