Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Estado reforça a segurança pública com a entrega da 25ª lancha em Curralinho, no Marajó

Por Roberta Meireles (SEGUP)
25/04/2022 17h30

O município de Curralinho, localizado no arquipélago do Marajó, recebeu nesta segunda-feira (25), uma nova lancha com 60 HP de potência, sirene, giroflex, estofados, coletes salva-vidas e kit de salvatagem náutico para potencializar as ações realizadas pelos orgãos de Segurança Pública e assim combater, com melhores equipamentos, a violência no local. O equipamento foi entregue pelo Governador do Estado Helder Barbalho, durante agenda oficial, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). A embarcação é a 25ª lancha entregue na atual gestão. 

O governador Helder Barbalho, durante a entrega, enfatizou a importância de estar no municipio e garantir mais investimentos para a região, pois há mais de 20 anos, Curralinho não recebia a visita do chefe do executivo estadual. “Entregamos hoje uma lancha rápida para os órgãos de segurança em Curralinho, a qual poderá ajudar nas fiscalizações da segurança pública por toda a extensão dos rios, porque aqui tem que realizar ações de carro, de moto, mas precisamos entender que tem muita gente que mora as margens do rio e a polícia tem que chegar de barco para proteger a população,  combater a pirataria e ajudar o povo daqui a enfrentar a criminalidade”, frisou. 

O governador acrescentou ainda, que no domingo (24), a Base Integrada Fluvial ‘Antônio Lemos’ chegou ao município de Breves, para reforçar ainda mais as ações de Segurança Pública na região. “Nossa primeira base fluvial já está em Breves, totalmente estruturada e vai atender a toda região do Marajó. Uma base com toda a entrutura, que vai ter a presença fixa da Polícia Militar, Polícia Civil, com helicóptero, lancha blindada e agentes do corpo de Bombeiros. Essa base vai ficar ali na área do distrito de Antônio Lemos, por onde passa toda embarcação que vem do Amazonas, do Amapá, de Santarém no rumo de Belém, para que possamos, efetivamente, estar mais próximos dos que circulam e vivem na região, e assim cuidar da segurança pública do Marajó”, concluiu Helder Barbalho. 

Com os investimentos que estão sendo realizados, além do aumento da frota, a segurança paraense tem embarcações com capacidade operacional para todos os tipos de ações que o Estado necessita para o enfrentamento do crime. 

“Atualmente, o Pará conta com 74 lanchas, das quais três são blindadas e 25 foram entregues na atual gestão. Portanto, todos os investimentos necessários estão sendo feitos pelo Governo do Estado para reforçar as ações preventivas e de ostensividade realizada pelo Sistema Estadual de Segurança Pública, e assim reduzir cada vez mais os indicadores de criminalidade, inclusive na malha hidroviária que é extensa em nosso estado”, afirmou Ualame Machado, Secretário de Segurança Pública e Defesa Social. 

O novo equipamento também foi comemorado pelo prefeito da cidade, Cleber Rodrigues. “Todos os investimentos feitos pelo Estado são de extrema importância para garantir o desenvolvimento do município. Então com a parceria do Estado, Curralinho poderá desenvolver e avançar, tanto na sede, quanto na zona rural”, pontuou.