Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Projeto ‘Conectando Arquivos’ promove intercâmbio entre Arquivos Públicos no município de Barcarena

Iniciativa objetiva o compartilhamento de conhecimentos técnicos sobre tratamento técnico, preservação e conservação documental

Por Thaís Siqueira (SECULT)
25/04/2022 11h40

A segunda edição do projeto "Conectando Arquivos", uma ação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), segue para Barcarena, no Baixo Tocantins, nos próximos dias 28 e 29 de abril, em uma parceria com o Arquivo Público Municipal local. O projeto, que já foi realizado no município de Bragança em março deste ano, tem o objetivo de viabilizar o intercâmbio entre os arquivos públicos do estado, além do compartilhamento de conhecimentos técnicos sobre tratamento técnico, preservação e conservação documental.

“O Arquivo Público Municipal de Barcarena é considerado o mais novo dentro do estado do Pará. Ele foi oficialmente fundado em novembro de 2021. A ideia do projeto é trabalhar de forma integrada no que se refere às políticas arquivísticas. Para o município de Barcarena, foi pensada uma exposição com documentos das duas instituições, os Arquivos Públicos do Estado e do Município, e duas mesas redondas que vão discutir assuntos relacionados à criação, tramitação e arquivamento de documentos públicos administrativos. Tanto a exposição quanto as mesas redondas serão abertas para o público em geral”, frisou o diretor do Arquivo Público do Pará, Leonardo Torii.

Na quinta-feira (28), às 9h30, será realizada a abertura da Exposição “Acervos Integrados: Documentos, História e Memórias do Município de Barcarena”, na Escola São Francisco Xavier, na Vila de São Francisco. A mostra reunirá documentos históricos do APEP e do Arquivo Público Municipal de Barcarena, com o objetivo de recuperar a história do município por meio de documentos das duas instituições, fortalecer os laços institucionais e promover ações de educação patrimonial para a população do município. 

Já na sexta-feira (29), também às 9h30, o auditório São Francisco Xavier, no Complexo Administrativo da Prefeitura, receberá a palestra “A gestão de documentos na administração pública”, com Lucas Monte Verde, presidente da Associação dos Arquivistas do Estado do Pará e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA). Na sequência, às 10h30, será realizada a palestra “A digitalização de documentos públicos: definições e desafios”, com o diretor do APEP, Prof° Msc. Leonardo Torii (APEP/SECULT).

Para o secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, é muito importante para o Governo do Estado e para a Secult realizar uma integração entre os seus equipamentos e a administrações municipais.

"O Arquivo Público conta com uma tradição de preservar a história documental do Estado e chegar até os municípios em todas as partes garante que essa história seja acessível a todas as pessoas. É uma política pública de valorização não somente do próprio Arquivo, mas também uma política de valorização da municipalidade. Integrar políticas relacionadas aos Arquivos Públicos também é uma missão institucional da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado, e garantir dessa forma a valorização e preservação da história do Pará e dos municípios que compõem este imenso Estado”, concluiu o secretário.

Serviço

Conectando Arquivos – Barcarena

Data: 28 e 29 de abril, às 9h30

Local: Escola São Francisco Xavier, na Vila de São Francisco; auditório São Francisco Xavier, no Complexo Administrativo da Prefeitura (Barcarena)

Entrada gratuita