Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E CIDADANIA

Carreta do TerPaz Itinerante leva vários serviços a moradores de Santana do Araguaia

Os serviços gratuitos de saúde do TerPaz vão chegar ainda às populações de Santa Maria das Barreiras, Eldorado do Carajás e São Geraldo do Araguaia

Por Clayton Santos (SECOM)
21/04/2022 18h43

A população do município de Santana do Araguaia, na região Sul, recebeu nesta quinta-feira (21) os serviços de saúde do TerPaz Itinerante, oferecido pelo Governo do Pará na carreta adaptada para os trabalhos da equipe multiprofissional da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Os moradores tiveram acesso a atendimentos médicos de várias especialidades e a medicamentos prescritos pelos profissionais.

Também foram realizados testes de detecção de Covid-19, sífilis, hepatites B e C, e vacinação contra Covid, vacina tríplice viral e influenza, além de ações de saúde bucal, com atendimentos clínicos, palestras educativas e escovação supervisionada.

Para as pessoas com deficiência, a equipe fez os cadastros para recebimento posterior de órteses, próteses e cadeira de rodas, e para emissão de passe-livre, para os que têm direito ao benefício.

Ações de saúde em várias especialidades são oferecidas pela equipe da SespaA professora Cláudia Pereira, uma das beneficiadas, levou a filha para retirar o passe-livre e conseguir uma órtese nova. “Estou muito satisfeita com esses atendimentos de saúde. Eu e minha família fomos muito bem atendidas, desde a triagem até o final dos atendimentos. Agradeço muito ao governo do Estado por essas ações do TerPaz Itinerante. Vou esperar que venham mais vezes”, disse a moradora.

Cadastros - Alessandra Amaral, coordenadora do TerPaz Itinerante, avaliou como positiva as ações no município. “A nossa equipe multiprofissional da Sespa realizou hoje 1.593 atendimentos aos moradores de Santana do Araguaia. Recebemos muita procura por cadastros para a retirada de passe-livre e cadeira de rodas", informou.

O prefeito de Santana do Araguaia, Eduardo da Machado, falou sobre a parceria com o governo do Estado. "Essas ações só têm melhorado, cada vez mais, a saúde pública no município e em todo o Pará. Quero agradecer ao governador Helder Barbalho por toda a dedicação e empenho em trazer benefícios ao nosso povo", ressaltou.

O projeto é uma realização do Governo do Pará, e leva serviços gratuitos de saúde do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), realizados na capital, para outras regiões. Já foram realizados 6.553 procedimentos de saúde nos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã, Xinguara, Conceição do Araguaia, Redenção, Cumaru do Norte e Santana do Araguaia. Até o próximo dia 26, as populações dos municípios de Santa Maria das Barreiras, Eldorado do Carajás e São Geraldo do Araguaia também serão atendidas pelo programa.

Próximos destinos do TerPaz Itinerante:

22/04: Santa Maria das Barreiras - na ESF Silvio Aparecido Bernardi, na Rua Francisco Bezerra Cavalcante, distrito Casa de Tábua;

24/04: Eldorado do Carajás- na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eldorado, na Avenida Iguaçu, KM-02, nº 113, Centro.

26/04: São Geraldo do Araguaia - na Escola Macário Dantas, na Avenida Firmino Costa, s/n, bairro Alto BEC.