Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Com o Programa Qualifica Pará, Estado certifica 240 alunos em Santarém

Um dos maiores investimentos em qualificação profissional executado pelo Estado, o programa oferece cursos para pessoas em vulnerabilidade social

Por Camila Santos (SEASTER)
20/04/2022 21h18

Qualificação profissional e fomento ao empreendedorismo e à geração de emprego e renda, a fim de reduzir as desigualdades sociais, são alguns dos objetivos do Programa Qualifica Pará, iniciativa do governo do Estado, que certificou nesta quarta-feira (20), em Santarém, na região Oeste, 240 alunos. O ato, que contou com a presença do governador Helder Barbalho, consolidou a certificação de alunos dos cursos de panificação e confeitaria, manutenção de celular, cabeleireiro, eletricista, agente de portaria e camareira. 

“O programa é o maior de qualificação profissional do Estado e visa expandir a abertura de novos negócios nas regiões. Parabéns a todos os alunos participantes”, disse o governador.Helder Barbalho e outras autoridades com dezenas de pessoas qualificadas para o mercado de trabalho

O “Qualifica Pará” incentiva a inserção e reinserção no mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional, beneficiando principalmente a população com pouca escolaridade e em situação de vulnerabilidade social.

O programa é um dos maiores investimentos em qualificação profissional já executado pelo governo do Estado. O volume investido é de aproximadamente R$ 60 milhões, para a formação de 1.452 turmas, o que resultará em 30 mil pessoas qualificadas nos 144 municípios paraenses. A coordenação é da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).

Segundo o titular da Seaster, Inocencio Gasparim, “é uma satisfação participar de mais uma entrega de certificados. Nós estamos no meio da primeira etapa do ‘Qualifica Pará’, aqui com 240 pessoas. A maioria é de jovens, de famílias mais carentes, que estão precisando se qualificar pra abrir oportunidade no mercado de trabalho, tanto para o mercado formal, como para o empreendedorismo, para abrir seu próprio negócio. Nós estamos disponibilizando um microcrédito para todas as pessoas certificadas, o acesso ao crédito de até R$ 5 mil, para que todos tenham a possibilidade de abrir ou reforçar o seu negócio”.Governador Helder Barbalho, a primeira-dama Daniela Barbalho, o prefeito Nélio Aguiar e uma jovem beneficiada pelo programa

Oportunidades - Márcia Ferreira, que fez o curso de cabeleireiro, disse que antes fazia alguns procedimentos com a filha, mas agora tem habilidade e informação sobre as técnicas dessa atividade estética. “Esses cursos oferecidos pelo governo nos incentivam muito, principalmente mãe, pai de família, e aqueles jovens que para ter o primeiro emprego precisam de qualificação. Muitos cursos aqui na cidade é preciso pagar; esse é gratuito. No curso eu aprendi mais sobre as técnicas, a forma correta de fazer. Hoje, já faço o cabelo das minhas vizinhas e das amigas”, contou.

Genelicia Sousa também aproveitou a oportunidade. “Eu fiz o curso de panificação. Já faço alguns pães caseiros e massas em casa, e vi a oportunidade de aprimorar. Minha família gosta. Então aproveitei pra me especializar, e estou muito feliz em hoje ter a oportunidade de receber o certificado das mãos do governador”, ressaltou.