Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran inicia atendimento itinerante de veículos em Pacajá

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
20/04/2022 17h15

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou nesta quarta-feira (20), o atendimento itinerante de veículos no município de Pacajá, na região sudoeste do Pará. A ação realizada desde o ano passado, objetiva garantir atendimento à população de forma cômoda e prática sem que o proprietário do veículo tenha que se deslocar a outras cidades.

Pacajá não dispõe de Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e para obter os serviços do Detran, os usuários necessitam ir até Altamira ou Tucuruí. Nos próximos 14 dias, os proprietários que precisarem regularizar o veículo podem ir à Escola Municipal 10 de Maio, onde o atendimento está sendo feito, portando os documentos pessoais e do carro ou motocicleta.

"Durante esses dias, faremos todos os tipos de atendimento de veículos, entre os quais, licenciamento anual, vistoria, baixa e inclusão de gravame, transferência de propriedade e jurisdição, dentre outros serviços", informa o coordenador de registro de veículos do Detran, Enrique Barbosa.

Segundo ele, além de facilitar a vida da população, a ação itinerante busca regularizar a frota, reduzir a inadimplência e contribuir para tornar o trânsito local mais seguro.

De acordo com o diretor executivo municipal de trânsito de Pacajá, Jocimar Oliveira, o município carece desses serviços, tanto pela distância para as outras cidades, quanto pelo índice crescente de veículos e, consequetemente de acidentes. "A presença do Detran aqui é fundamental, pois há tempos que os condutores necessitavam ter os serviços de trânsito mais acessíveis. Pacajá tem uma frota em ascensão que precisa ser regularizada", destaca o diretor.

Para os moradores de Pacajá a ação é uma oportunidade única para resolver as pendências. "Minha moto tinha uma multa e eu não estava conseguindo transferir para o real infrator, que mora em outra cidade. O serviço teria que ser feito pelos Correios, mas hoje, com a presença da equipe do Detran em Pacajá, resolvi rapidinho. Muito bom o atendimento", comentou o morador Danilo Rodrigues.

O lavrador Francisco de Assis mora na zona rural de Pacajá e devido à idade, tem dificuldade de se deslocar a outros municípios. Quando soube da presença do Detran aproveitou para regularizar a moto. Em poucos minutos, ele conseguiu pagar o licenciamento atrasado, realizar a vistoria e mudar de categoria de aluguel para particular. Satisfeito, ele ressaltou a importância de ações como essa no município. "Esse atendimento tão perto de nós foi a coisa mais bem feita que o Detran já fez aqui na nossa cidade, pois a população carece mesmo dessa facilidade, perto e rápido. Estou mesmo aliviado de ter resolvido tudo que a minha moto precisava", agradeceu.

Francisco de AssisA ação itinerante de veículos ocorre de segunda a sexta, das 9h às 17h, incluindo feriados, e aos sábados, das 9h às 12h. Não precisa de agendamento.