Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Oficina de economia doméstica recebe aprovação de participantes do Jurunas

Por Aline Saavedra (SECOM)
20/04/2022 16h44

Mais uma oficina de economia doméstica foi ministrada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), desta vez no bairro do Jurunas, em Belém. A ação é integrante do programa de governo Territórios pela Paz (TerPaz) que visa o combate à violência e a promoção da cidadania, estimulando ainda a geração de renda em sete territórios da região Metropolitana de Belém (RMB). 

O Programa TerPaz é uma iniciativa para melhorar a vida em comunidades com fragilidades sociais, a partir da articulação de órgãos públicos estaduais em parceria com a sociedade em ações de segurança pública e de capacitações sociais nos bairros do Guamá, Jurunas, Terra Firme e Benguí (Belém), Cabanagem e Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba).

A gerente de Programas e Projetos de Educação Ambiental da Semas, Edira Vidal, explicou que durante esta semana o trabalho esteve especificamente voltado para a oficina doméstica, composta por três atividades: compostagem com produção da composteira; fabricação de sabão caseiro a partir do óleo de cozinha usado e a produção dos coletores seletivos de resíduos sólidos. "A oficina visa reaproveitar os resíduos sólidos e assim  melhorar a qualidade de vida da comunidade, através das boas práticas ambientais e geração de renda", define.

As orientações da equipe - Izabele Carvalho, Doraci Lopes e Gilton Moura -, da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Semas para a produção de sabão, compostagem e produção de coletores seletivos começaram na segunda-feira (18) e encerraram nesta quarta-feira (20) para moradores do território do Jurunas, na Escola Estadual Maria Luiza Vella Alves. Em outras oportunidades, já houve capacitações no bairro para agentes ambientais, em educação ambiental e também oficina para produção de eco bijuterias.

A dona de casa Lourdes de Souza soube do curso por meio do TerPaz e o que mais chamou atenção da participante foi o reaproveitamento do óleo de cozinha. "Nós temos uma mini fábrica de doces, bolos e salgados e estávamos sem saber o que fazer com esse óleo, e quando apareceu esse curso foi a solução. Aprendi também outra situação, porque nunca tinha ouvido falar em compostagem doméstica. A partir de agora, vou selecionar meu lixo e ainda vou ganhar uma "graninha" porque aprendemos a fazer a compostagem e como fazer a composteira. A equipe da Semas que veio foi maravilhosa, com excelente didática. A oficina foi muito válida para cada um de nós e creio que todos vão colocar em prática, levar pro nosso dia a dia. O sabão é maravilhoso, espuma muito e rende. A equipe toda está de parabéns", elogia.

Roselene Gouvea, moradora do Jurunas, disse que foi um excelente curso de economia doméstica finalizado com sucesso. "Aprendi coisas como reciclar o lixo e reaproveitar o resto do óleo. Agradeço aos professores dedicados e educados que responderam todas perguntas que fizemos, com muito bom humor. Enfim, sabem repassar as experiências, trabalhar com o público. Ensinaram a compostagem, como descartar e aproveitar cascas de frutas, do ovo, tudo se reaproveita. Só faltava uma oportunidade como essa para aprendermos com esse curso”.