Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Escola Placídia Cardoso comemora 81 anos com ação do TerPaz

Por Paulo Garcia (SETRAN)
19/04/2022 15h37

Moradores do Jurunas participaram com atenção as dicas do curso de chocolateriaPara comemorar os 81 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Placídia Cardoso, no bairro do Jurunas, em Belém, a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do programa Territórios pela Paz (TerPaz), realizou, manhã desta terça-feira (19), uma programação especial com diversos serviços de saúde, recreativos e capacitação para os alunos e o público geral.

“Nesses 81 anos da escola Placídia Cardoso, que é referência para o bairro do Jurunas, realizamos uma programação tanto para a comunidade escolar quanto para o público em geral. É importante destacar que essa é uma escola que recebe as ações do TerPaz, sempre está de portas abertas, possibilitando que diversas ações do programa sejam realizadas por aqui, atendendo os moradores do bairro e do entorno”, informou Ivete Brabo, coordenadora da Seduc no TerPaz.

A unidade de ensino que, atualmente, atende cerca de 350 alunos nas modalidades de ensino fundamental maior (6º ao 9º ano), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE), foi totalmente reconstruída no ano passado, as obras contemplaram a climatização das 15 salas de aula, espaço pedagógico, salas de atendimento para a Educação Especial, espaço de convivência, entre outros ambientes pedagógicos.

“Essa escola tem uma relevância significativa para o bairro do Jurunas, aqui nós temos professores que foram alunos, assim como é uma escola familiar. Nós temos pais que estudam a noite na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e filhos que estudam durante o dia. Então, mostra como a escola é importante para o entorno. A escola foi reconstruída no ano passado e trouxe um significado imenso porque, com ela mais estruturada, nós conseguimos trazer mais alunos. Hoje, nós estamos com tempo integral que é uma caminhada nova, um olhar diferente”, comentou Luiza Rodrigues Santa, vice-diretora da escola.

Luiza Rodrigues Santa, vice-diretora da escola

É o caso dos irmãos gêmeos Rodrigo e Renzo Silva, de 12 anos, que estudam na escola, onde parte da família já estudou. “Aqui foi local de estudo da nossa mãe, pai e irmã mais velha, e agora é o nosso. A escola está bonita e bem equipada, hoje estamos em um novo tempo na escola, podemos dizer ‘escola nova, novo dia’”, relatou Rodrigo.

Capacitação

Fazendo parte da programação, o projeto TerPaz - Formação Profissional levou aos moradores a carreta da Gastronomia e ofereceu, em frente da escola, um curso de chocolateria ministrado pelos professores Matheus Cruz e Fabielle Negrão.

“Conseguimos fechar uma turma de 25 pessoas e aqui eles estão aprendendo a fazer produção de bombons, seja maciço, crocante e recheado e também ovos de páscoa. A maioria dos participantes já tem um conhecimento na área, tem algum empreendimento e querem, a partir do curso, ter uma renda extra”, informou Vanderson Dantas, coordenador da carreta de Gastronomia.

A comerciante Celeste Marinho não perdeu um momento do curso. “Estou aqui com meu celular registrando a aula para lembrar depois, eu trabalho com uma lanchonete e quero oferecer esses bombons de chocolate também para meus clientes”, disse.

A comerciante Celeste Marinho registrou passo a passo do curso“O curso leva uma capacitação rápida para que os participantes possam gerar renda, a partir das suas próprias casas, do seu próprio fogão, e vão levar também certificado com selo da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), do TerPaz e Governo do Estado”, comentou Haelton Costa, diretor do projeto.

A autônoma Leonarda Souza aproveitou o curso para tirar várias dúvidas. “Atualmente, eu trabalho com produção de bolos, então já faço chocolate para as coberturas, mas participar desse curso aqui está sendo muito bom, para eu me capacitar mais, estou amando as dicas do professor”, contou Leonarda.