Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RETOMADA

Hangar Convenções e Feiras da Amazônia é reconstruído para retorno de atividades

Há quase 15 anos em funcionamento, espaço que tradicionalmente sediou convenções, eventos e shows, abriu as portas para o Hospital de Campanha durante a pandemia do coronavírus

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
18/04/2022 10h00

Referência no fomento do turismo de negócios, o Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, inaugurado em 2007, passará por uma reconstrução geral com a conclusão da etapa inicial da obra ainda no primeiro semestre de 2022. O Centro de Convenções será reaberto de forma gradativa, possibilitando a retomada parcial da realização de eventos já agendados.

Durante a pandemia, o espaço abriu as portas para abrigar o Hospital de Campanha, no combate à Covid-19, quando cerca de 5 mil vidas foram salvas. O objetivo agora é preparar estruturalmente o espaço para novamente receber eventos dos mais diversos segmentos.

Ruan Rocha, diretor-presidente da Organização Social Pará 2000, que administra o Hangar, considera a execução dos serviços imprescindível para o pleno funcionamento e retorno das atividades do local.

“Esta é uma obra que se faz necessária devido ao desgaste natural de utilização durante quase 15 anos, nos quais o espaço recebeu centenas eventos nacionais e internacionais diversos. Também por ter operado como Hospital de Campanha, fundamental durante os piores momentos da pandemia da Covid-19, quando o Centro precisou de algumas adaptações para receber os pacientes. Será uma ação fundamental para devolver à região Norte o seu maior centro de convenções”, destaca o gestor. 

Retomada

O Hangar é um espaço multiuso e muito versátil. Só no ano de 2019, antes da pandemia, o local recebeu mais de 160 eventos, com um público superior a 340 mil pessoas.

“Sabe-se que a indústria do turismo foi uma das que mais sofreu impactos com a pandemia. Esse esforço é para que, de maneira respeitosa, possamos voltar a acender a economia do estado do Pará, voltando a ser referência em sediar eventos de relevância local, nacional e até internacional, bem como estimular o cenário técnico-científico, de lazer e cultura” complementa Ruan Rocha.

Na agenda de eventos, já estão previstas mais de 30 programações a partir do segundo semestre de 2022. Entre eventos já confirmados e os em negociação, além dos eventos sociais, estão congressos, feiras e shows. 

Homenagem

Ainda como parte da retomada, será instalada na área externa do Centro de Convenções, uma obra tridimensional cinética, resultado do edital “Prêmio de Arte Pública Marco Simbólico da Luta pela Vida”, uma homenagem aos profissionais de saúde e às vítimas que partiram em virtude da doença, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Ao longo do ano de 2023 estão previstos, até o momento, a realização de mais de 30 eventos. O setor comercial do Hangar está à disposição dos  interessados em locar o espaço. O atendimento é de segunda a sexta, de 8h às 17h, no setor administrativo do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia.