Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL

TerPaz Itinerante garante serviços de saúde aos moradores de Redenção, no sudeste do Pará

Governo percorre a região para garantir às populações mais vulneráveis serviços gratuitos oferecidos na capital e evitar que precisem se deslocar para acessá-los

Por Clayton Santos (SECOM)
16/04/2022 17h42

Redenção, no sudeste paraense, é o quinto município da região a receber o programa TerPaz Itinerante, uma realização do Governo do Pará que leva serviços gratuitos de saúde do TerPaz, da capital a outras regiões do estado.

Coordenadora do TerPaz Itinerante pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Alessandra Amaral observa que, mesmo com o feriado prolongado, a população procurou pelos serviços e o objetivo foi alcançado: "um bom número de atendimentos de saúde. Está sendo muito proveitosa a presença do governo nesses dez municípios do sul e sudeste paraense", avaliou.

Consultas médicas, verificação de pressão arterial; testes rápidos para covid-19, HIV (aids), sífilis e hepatite; vacinas contra covid-19 (Pfizer, AstraZeneca e CoronaVac); e regulação (caso necessária) são alguns dos serviços disponibilizados, além de vacina contra a gripe e a Tríplice Viral e farmácia para aviar os medicamentos prescritos.

As equipes fazem palestras educativas e preventivas de saúde bucal e escovação supervisionada dos dentes. Pessoas com deficiência se cadastraram para receber, posteriormente, cadeiras de rodas e carteiras de passe livre nos transportes públicos. 

O mecânico Wesley Azevedo, 37 anos, se cadastrou para garantir tratamento e passe livre para o filho diagnosticado com autismo. “Eu e minha esposa estamos muito felizes com a presença de vocês aqui. Já havíamos nos programado para levar nosso filho a Belém, para tentar uma consulta com um especialista, hoje conseguimos não só consultá-lo, mas passe livre e um encaminhamento para ele e ainda fizemos tratamento nos dentes. Agradeço mesmo essa ação do governo, que está sempre olhando para a população de Redenção”, disse, entusiasmado. 

ATENDIMENTOS

Já foram atendidas 3.919 pessoas nos municípios de São Félix do Xingu, Tucumã, Xinguara, Conceição do Araguaia e Redenção. Até o próximo dia 26, as populações dos municípios de Cumaru, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Eldorado dos Carajás e São Geraldo do Araguaia também serão atendidas pelo TerPaz Itinerante. Confira os próximos locais:

18/04: Cumaru, na escola João Pinto Pereira

Avenida dos Estados, s/n. Centro


20/04: Santana do Araguaia, na Escola de Ensino Técnico do Pará (Eetepa)

Rua Três, 5866-7146


22/04: Santa Maria das Barreiras, na Casa de Tábua,

Avenida Ayrton Senna, Distrito Casa de Tábua;


24/04: Eldorado dos Carajás, na escola Municipal de Ensino Fundamental Eldorado

Avenida Iguaçu, km 02, 113, Centro.


26/04: São Geraldo do Araguaia, na escola Macário Dantas

Avenida Firmino Costa, s/n, bairro Alto BEC