Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Coordenadoria de Educação do Detran orienta motoristas sobre fatores de risco em Salinas

Durante as abordagens, os agentes conversam sobre os riscos da alcoolemia, excesso de velocidade, falta do uso do cinto de segurança, entre outros temas

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
15/04/2022 15h08

Agente da Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran entrega material educativo em Salinas, nesta sexta-feira (15) Os motoristas que chegaram em Salinópolis nesta sexta-feira (15) para curtir o feriado da Semana Santa na praia foram recebidos com orientação sobre risco de acidentes no trânsito. A equipe de servidores da Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran realizou parada educativa no posto de fiscalização do órgão, na PA-124. 

Os principais fatores de risco ainda são a alcoolemia, o excesso de velocidade e o uso do cinto de segurança por todos os usuários do veículo. O uso do capacete, a regularização do veículo e o não do celular ao dirigir também estão entre as principais preocupações das equipes Detran.  Durante a ação, a condução inadequada de crianças, sem o uso obrigatório do cinto ou fora do dispositivo de segurança (cadeirinha) está entre as principais irregularidades observadas neste primeiro dia de operação.

Outra orientação aos motoristas que estão chegando a Salinas é quanto à preamar, que nesta sexta-feira ocorrerá após às 18h. "A orientação é que os carros sejam retirados da praia com pelo menos duas horas de antecedência para evitar congestionamento ou risco de acidentes na saída da faixa de areia", diz a gerente de integração do Detran, Celina Koury. 

A psicóloga Cintia Garcia apoia a ação educativa do DetranDurante as abordagens, os motoristas recebem material educativo com dicas de como aproveitar o feriado com responsabilidade e segurança no trânsito. A psicóloga, Cintia Garcia chegou hoje a Salinópolis com a família. Após a abordagem do Detran, ela ressaltou a importância de conscientizar os condutores. "A educação para o trânsito previne acidentes, mortes, evita que as pessoas sofram sequelas. Toda cidade tem que ter essa ação tão importante e que precisa ser realmente todos os dias", ressaltou. 

A Operação Semana Santa e Tiradentes da Coordenadoria de Educação acontece ainda nos municípios de Santa Bárbara e Capanema, tendo como foco os fatores de risco.  "Serão mais de duas semanas de intensa ação educativa com a meta de zerar acidentes graves nas rodovias onde o Detran está presente", afirma Celina.