Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARCERIA

Estado e prefeitura firmam convênio para construção do Portal de Curuçá

O pórtico será um identificador turístico de Curuçá e vai contribuir para as ações de fomento ao turismo na região

Por Lilian Guedes (SECTET)
14/04/2022 16h43

Em agenda de trabalho no município de Curuçá, no nordeste paraense, o governador Helder Barbalho, assinou nesta quinta-feira (14), o convênio para construção do Portal da Cidade. O ato ocorreu durante a entrega do primeiro trecho asfaltado e sinalizado da Rodovia PA-220, a Transmaú, com as presenças do secretário de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas, Ruy Cabral, e do prefeito de Curuçá, Jefferson Miranda. 

Sobre os investimentos que beneficiam a população local, Helder Barbalho disse estar “muito feliz por estarmos realizando esse sonho, entregando a pavimentação, que significa desenvolvimento para a região e um cuidado com as famílias do interior”. Governador Helder Barbalho, secretário Ruy Cabral e parlamentares no ato de assinatura da parceria entre Estado e prefeitura

O Portal será um identificador, no roteiro turístico, da entrada da sede municipal de Curuçá, que fica a 4,5 quilômetros do local que receberá a obra. A obra será o marco inicial do projeto de urbanização e proteção aos recursos naturais, por ficar no entorno do Rio Quente, uma área de preservação ambiental.

Por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop), o projeto inclui características arquitetônicas que simbolizam a cultura de Curuçá, com destaque para a pescada amarela, que está presente no brasão e na bandeira do município, e entre os principais produtos da economia local.

Turismo - O secretário Ruy Cabral enfatizou que a construção do pórtico vai fomentar o turismo. “Nós também assinamos hoje um convênio para a transferência de recursos e execução da obra do pórtico da cidade, que vai delimitar a entrada, a divisa da cidade, a tornando mais bonita, mais harmoniosa. Dessa forma, o governo do Estado se apresenta aos munícipes e às prefeituras que querem ser parceiras, e Curuçá não é diferente”, destacou o titular da Setran. 

Por meio do convênio assinado, a Sedop fará o repasse financeiro e aprovará as especificações técnicas, além de monitorar, acompanhar e fiscalizar a execução dos serviços.