Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA

Técnicos da Emater elaboram Cadastro Ambiental Rural para 75 famílias de Moju

A iniciativa integra o Projeto 'Parcerias pelo Pará - Agenda de Desenvolvimento, Emprego e Renda'

Por Governo do Pará (SECOM)
12/04/2022 22h38

Setenta e cinco famílias agricultoras de Moju, na Região de Integração Tocantins, foram contempladas com o Cadastro Ambiental Rural (CAR), por meio da assistência oferecida por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), nesta terça-feira (12), dentro do Projeto "Parcerias pelo Pará - Agenda de Desenvolvimento, Emprego e Renda". As famílias, que residem nas comunidades Lírio dos Vales, Traquateua e Santa Terezinha, também receberam a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Dap/Pronaf).

"Com a entrega desses documentos, fruto da parceria com a Prefeitura de Moju, os agricultores estão aptos a ter acesso às políticas públicas, como financiamento rural", disse a chefe do escritório da Emater no município, técnica em Agropecuária Marizita Lima.Produtores rurais contemplados com o CAR e a Declaração de Aptidão ao Pronaf

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais do País, visando integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa. No triênio 2019/2021, a Emater elaborou 16.933 Cadastros Ambientais Rurais e emitiu 44.828 DAPs.

O Projeto “Parcerias pelo Pará - Agenda de Desenvolvimento, Emprego e Renda” é uma iniciativa voltada à discussão e proposição de ações de fomento ao segmento produtivo dos municípios. A coordenação é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Atuando no setor agropecuário estadual desde 1965, a Emater é o órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Governo do Pará, e tem como missão promover o desenvolvimento sustentável por meio do conhecimento e da tecnologia, assegurando a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

Texto: Paula Portilho – Ascom/Emater