Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Moju recebe programação do projeto 'Parcerias pelo Pará', voltado para ações de incentivo ao setor produtivo

Por Igor Nascimento (SEDEME)
12/04/2022 17h45

O município de Moju, na região nordeste do Estado, recebeu nesta terça-feira (12), uma ampla programação promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) como parte das ações do projeto ‘Parcerias pelo Pará - Agenda de Desenvolvimento, Emprego e Renda’, uma iniciativa voltada para a discussão e proposição de ações de fomento ao segmento produtivo dos municípios paraenses. Em Moju, mais uma etapa do Projeto ‘Parcerias pelo Pará - Agenda de Desenvolvimento, Emprego e Renda’

Empreendedores locais, técnicos da prefeitura e demais representantes da classe produtiva lotaram o auditório municipal de Moju para a programação de palestras em que foram apresentados os principais serviços disponíveis na localidade oferecidos por órgãos e entidades como as secretarias de Estado de Planejamento e Administração (Seplad); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), e de Turismo (Setur), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec); Junta Comercial do Pará (Jucepa); e Banco do Estado do Pará (Banpará).

Também reforçaram a programação de palestras representantes da Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/Sescoop-PA), Banco da Amazônia e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA). Autoridades do governo do Estado e do município de Moju participaram do evento promovido pela Sedeme

Ao promover o evento, o principal objetivo da Sedeme é levar ao conhecimento dos cidadãos locais os programas e serviços com grande potencial de colaboração com seus negócios, proporcionando a abertura de um canal de comunicação com o Estado e com o Município que ajude a fomentar o desenvolvimento econômico na região.

No primeiro dia da programação, que se estenderá até esta quarta-feira (13), os presentes puderam saber mais sobre projetos de incentivo ao empreendedorismo, linhas de crédito e microcrédito, cooperativismo, registro empresarial digital, desenvolvimento do setor agropecuário e do turismo, além de estratégias para atração de investimentos, formas de acesso a plataformas de transferências de recursos públicos e programas de incentivo ao acesso de jovens ao mercado de trabalho.

“O projeto Parcerias pelo Pará surgiu em 2019 com um objetivo que conta com dois eixos: um institucional, que é a gestão do governo do Estado encontrando a gestão municipal, e o outro é com o setor produtivo, visando trabalhar e entender a economia local. Com isso, o propósito maior é contribuir com o desenvolvimentos local por meio do trabalho de 11 instituições parceiras que, somados com a prefeitura, trabalham para fortalecer a economia local e o desenvolvimento do município. Hoje aqui nós estamos muito satisfeitos porque tivemos várias proposições e a prefeitura tem sido parceira do governo do Estado e tem demandado de todos os órgãos, inclusive da Sedeme, e nos temos correspondido”, explicou o Diretor de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Mauro Barbalho. 

A prefeita Nilma Lima destacou a importância do evento para a economia de Moju, ressaltando a relevância da presença do Governo do Estado no município. “Estamos felizes porque sabemos que daqui vão sair boas propostas para desenvolver Moju, por isso agradecemos a todos os que lotam esse auditório que vieram conhecer mais sobre o que o Estado está trazendo de conhecimento. Dessa forma, quero agradecer a Sedeme, a Setur, a Seplad, a Seaster, Codec, todas as outras instituições que estão aqui e especialmente o governador Helder Barbalho, que tem olhado para todo o Estado e para nós isso é muito importante, principalmente porque sabemos que é preciso investir e pra isso precisamos estar juntos”, disse a prefeita que, no evento, entregou cadastros ambientais rurais (CAR) a produtores da região. 

Além da prefeita, participaram do primeiro dia da programação o secretário adjunto da Sedeme, Carlos Ledo, o Secretário adjunto da Seaster, Miriquinho Batista, o vice-prefeito, Rubens Teixeira, e o representante da Câmara Municipal, vereador Márcio Martins. 

Nesta quarta-feira (13), a equipe do projeto fará visitas técnicas a empreendimentos locais com o objetivo de apresentar os serviços disponíveis e de que forma as entidades podem colaborar com o desenvolvimento dos negócios.