Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONSTRUÇAO

Terminal Hidroviário de Ponta de Pedras segue em ritmo acelerado de execução de obras

Novo porto vai beneficiar cerca de 32 mil usuários da região e melhorar o acesso hidroviário ao município marajoara

Por Bruno Magno (SEOP)
12/04/2022 11h43

As obras de reconstrução e adequação do Terminal Hidroviário de Passageiros de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó, estão avançadas e devem ser entregues em breve pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). O novo porto vai beneficiar cerca de 32 mil usuários da região e melhorar o acesso hidroviário ao município. 

No momento, os operários trabalham na finalização da área interna do terminal como salas, guichês e banheiros. O conjunto naval, formado por rampa metálica coberta e flutuante coberto, já chegou ao município e será finalizado em breve para, posteriormente, ser instalado. Os telhado da rampa de concreto e e da área interna de embarque já foram finalizados.

"O Terminal Hidroviário de Ponta de Pedras segue com as obras aceleradas para que possamos entregá-lo em breve para população, que aguarda ansiosa por esse porto. Com esse terminal modernizado vamos oferecer mais conforto e segurança ao usuário e potencializar o turismo na região, já que o município é muito procurado por suas belezas naturais. É o Governo do Estado proporcionando desenvolvimento econômico e social para região do Marajó", frisa Abraão Benassuly, presidente da CPH. 

Estrutura

As obras de reconstrução e adequação contam com investimentos de mais de R$ 1,5 milhão do tesouro estadual. Após a reconstrução, o terminal contará com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos oficiais, guarda-volumes, TV, bebedouro e duas lojas para vendas de artesanatos.

A obra naval prevê instalação de uma rampa metálica articulada coberta e flutuante metálico coberto, além de reforço estrutural do píer de concreto existente, reforço estrutural da passarela de concreto existente e ampliação da cobertura do píer. As instalações elétricas e hidrossanitárias também serão refeitas. O terminal também ganhará sinalização e paisagismo. 

Localizado a 42 quilômetros de Belém, o município de Ponta de Pedras tem cerca de 32 mil habitantes e suas principais atividades econômicas são a agricultura e a pesca. Com sua arquitetura no estilo colonial, a cidade é lembrada por seu charme marajoara e praias de natureza exuberante.