Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MOBILIZAÇÃO

Gerência da Sejudh participa do 18⁰ Acampamento Terra Livre, em Brasília

Gerência de Proteção dos Povos Indígenas (GPPI) realiza articulações com movimento em torno da defesa das pautas indígenas

Por Gerlando Klinger (SEJU)
11/04/2022 10h20

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará (Sejudh), por meio da Gerência de Proteção dos Povos Indígenas (GPPI), vinculada ao Programa Raízes, está participando do 18° Acampamento Terra Livre - ATL 2022, cujo tema é “Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política”, realizado em Brasília, entre os dias 4 a 14 de abril.

O Acampamento Terra Livre é considerado a maior mobilização indígena do Brasil e tem como objetivo ser uma estratégia de resistência dos povos indígenas brasileiros em defesa das pautas indígenas, debatendo a importância dos seus territórios e sua ancestralidade, educação e saúde indígena, assim como ser um espaço de debate para as juventudes indígenas. 

Entre os representantes da Sejudh no evento estão a gerente dos povos indígenas, Puyr Tembé, e a técnica do Programa Raízes, Simone Silva. Ao todo, participam delegações de todos os biomas e regiões, com representantes indígenas de mais de 172 povos.

Puyr Tembé, em articulação com demais indígenas, destaca a importância do momento. "Aqui está a força, a potência da mobilização, aqui está o Brasil", disse a gerente em seu discurso. 

Entre as reivindicações das lideranças indígena, estão a demarcação dos territórios tradicionais, projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional, e o julgamento do Recurso Extraordinário com Repercussão Geral de demarcação dos territórios indígenas, em julgamento no STF.

A programação iniciou no dia 04 e segue até o próximo dia 14 de abril, com plenárias que vão debater políticas públicas, saúde indígena e outros temas relacionados aos direitos dos povos originários. Para acompanhar a programação completa do ATL 2022, acesse o link:  https://apiboficial.org/atl2022. 

 Texto: Ascom Sejudh