Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Serviços do TerPaz itinerante atenderão municípios da região do Araguaia a partir deste sábado

Por Mozart Lira (SESPA)
08/04/2022 14h23

Os municípios de São Felix do Xingu, Tucumã, Xinguara, Conceição do Araguaia, Redenção, Cumaru, Santana do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Eldorado dos Carajás e São Geraldo do Araguaia receberão, no período de 09 a 26 de abril, os serviços oferecidos pelo TerPaz Itinerante - uma realização do Governo do Estado que leva os serviços de Saúde do TerPaz para novas regiões, além daquelas de abrangência tradicional do programa.

O acesso aos serviços de saúde da unidade itinerante estará disponível em cada município de 8h às 13h. Neste sábado, a ação começa em São Félix do Xingu, na escola Carmina Gomes. “Essa é uma estratégia que o Estado usou no ano passado, devido à Covid-19, e percebemos que há procura, no interior do Estado, pelos serviços que já são oferecidos na Região Metropolitana de Belém pelo TerPaz”, explica Alessandra Amaral, coordenadora do projeto pela Sespa. 

Nas atividades em cada município serão oferecidas triagens com técnicos em enfermagem e enfermeiros; atendimentos médicos e odontológicos; realização de testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), sífilis e hepatites B e C. 

Haverá também vacinação para Covid, Influenza e Tríplice Viral, farmácia para dispensação de medicamentos prescritos na ocasião, palestras educativas e preventivas de saúde bucal e escovação supervisionada.

Para as pessoas com deficiência serão realizados cadastros para recebimento posterior de cadeiras de rodas e emissão de carteiras de passe livre. “Ao todo, serão mais de 1.000 atendimentos ofertados por município”, explica Alessandra Amaral. 

A agenda do TerPaz itinerante na região do Araguaia se dará na sequência a seguir:

09/04: São Félix do Xingu, na escola Carmina Gomes. Endereço: Travessa Osório de Oliveira Freitas, 923, bairro da Liberdade.

10/04: Tucumã, na escola Geraldo Angelo Pereira. Endereço: Biquinha, Avenida Amazonas, s/n.

12/04: Xinguara, na escola Dom Luis de Moura Palha, situada na avenida Lauro Sodré, 920;

14/04: Conceição do Araguaia, na escola 14 de abril, situada na rua Intendente Amâncio Rêgo, 322. Centro;

16/04: Redenção, na escola Marcus Valério Barbosa, situada na avenida Jales Machado Neves, s/n;

18/04: Cumaru, na escola João Pinto Pereira, situada na avenida dos Estados, s/n. Centro;

20/04: Santana do Araguaia, na Escola de Ensino Técnico (Eetepa) de Santana do Araguaia, situada na rua Três, 5866-7146; 

22/04: Santa Maria das Barreiras, na Casa de Tábua, situada na avenida Ayrton Senna, Distrito Casa de Tábua;

24/04: Eldorado dos Carajás, na escola Municipal de Ensino Fundamental Eldorado, situada na avenida Iguaçu, km 02, 113, Centro. 

26/04: São Geraldo do Araguaia, na escola Macário Dantas, situada na avenida Firmino Costa, s/n, bairro Alto Bec.