Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS

Governo do Estado garante construção da ponte no município de Colares

Estrutura colocará fim ao traslado de balsa e será erguida sobre o Furo da Laura, localizada na travessia de Penha Longa, na PA-238

Por Kátia Aguiar (COHAB)
08/04/2022 10h28

O Governo do Estado construirá uma ponte mista, em concreto e aço, com 440 metros de extensão em Colares, na região do Salgado paraense. A ponte, que colocará fim ao traslado de balsa, será erguida sobre o Furo da Laura, localizada na travessia de Penha Longa, no quilômetro 10 da rodovia PA-238, no trecho da PA-140 com a PA-238, em Colares.

O anúncio foi feito pelo governador Helder barbalho em agenda de trabalho no município. Ele destacou que o edital de abertura de licitação para construção da ponte está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quinta-feira (07) e que a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) deve iniciar a obra em meados de junho deste ano.

“Estamos dando um passo decisivo para concretização do sonho do povo de Colares, pois este município durante toda sua história viveu no isolamento, na dependência de um serviço de balsa, que chegará ao fim, e quando tomamos a decisão não olhamos o tamanho da cidade, nem quantos portos tem aqui; se a cidade está entre as maiores ou menores cidades, mas que aqui tem gente que merece o respeito de cada um de nós. São mais de R$ 49 milhões, o maior volume de recurso da história deste município e, faço isso com sentimento de gratidão por vocês, ligando Colares até o continente, trabalhando por vocês para que esse sonho se transforme em realidade”, detalhou o governador Helder Barbalho.

O titular da Setran, Adler Silveira frisou que desde o início do seu mandato, o Chefe do Executivo Estadual tem sido diligente no controle absoluto desta demanda, “concretizando uma demanda histórica não só do povo de Colares, mas de toda esta região nordeste do estado que se concretiza.

“E até o final deste semestre estaremos de volta para iniciar as obras desta ponte. É uma obra que extinguirá mais uma travessia por balsa. Uma ponte que vai transformar a realidade da região, vai ajudar na mobilidade, na infraestrutura, na interligação do município com a PA-140, vai passar por Vigia, São Caetano, por Santo Antônio do Tauá e quem quiser ir para Bujaru também pode ir pela balsa, chegando à BR-316, agilizando a logística da produção da região, garantindo o direito do cidadão de ir e vir com mais agilidade e segurança”, pontua Silveira.

Localizado no literal da Baia do Marajó, o município de Colares fica a cerca de 100 quilômetros de carro da capital paraense. O município se estende por 609,8 km² e, no último censo registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contava com mais de 11 mil habitantes. Uma peculiaridade do município, é que é considerado uma das capitais do turismo ufológico no Brasil, apresentando-se como um forte atrativo desse universo que faz parte do imaginário local.

A prefeita de Colares, Maria Lucimar Barata, disse que a ponte é muito sonhada por toda população do município.

“Hoje operamos com uma balsa, que é um entrave para o município, e não temos mais investimentos em vários setores da economia por conta da balsa, mas com certeza, com a ponte o município vai se desenvolver ”, destacou Barata.