Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDIMENTOS

'Jucepa Itinerante' encerra  em Santarém enfatizando a importância da Redesim

Técnicos da Jucepa percorreram 32 municípios, nas 12 regiões de Integração do Pará, informando as vantagens da integração à Rede Nacional

Por Fabíola Uchôa (JUCEPA)
08/04/2022 00h07

No município de Santarém houve nesta quinta-feira (07) o encerramento do Projeto Jucepa Itinerante – Integrando os Novos Gestores Municipais à Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). O evento foi realizado no auditório da Faculdade Iespes, pela Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). Principal centro urbano, financeiro, comercial e cultural do oeste do Pará, Santarém é uma das mais antigas e importantes cidades da região amazônica. O município mantém 26.327 empresas ativas.

O Projeto Jucepa Itinerante foi iniciado em junho de 2021, e teve como objetivo percorrer 32 municípios, nas 12 regiões de Integração do Pará, a fim de enfatizar a importância da integração à Redesim aos novos gestores municipais, bem como intensificar melhorias no ambiente de negócios. O evento realizado pela Jucepa reuniu representantes de vários segmentos

A presidente da Jucepa, Cilene Sabino, ressaltou que a melhoria na eficiência dos serviços públicos, nas diferentes esferas de governo, como a Redesim, proporciona a simplificação e a desburocratização dos procedimentos de abertura e baixas de empresas. Neste aspecto, as instituições responsáveis pelo registro, licenciamento e fiscalização possuem papel essencial no processo. “A adesão ao sistema permite que seja realizada no próprio município, por meio do Portal Integrador Pará, a análise de viabilidade locacional e do nome empresarial de forma imediata, com a liberação do alvará de funcionamento em um prazo de até cinco dias”, explicou Cilene Sabino.

Também foram realizados painéis sobre os temas: Políticas de desenvolvimento local; Órgãos de Registro e Kicenciamento do Corpo de Bombeiros e Créditos, e Prestação de Contas e Compliance, além da palestra Jucepa Digital - Inovações no Registro Empresarial.  

A presidente da Jucepa, Cilene Sabino (c), enfatizou as vantagens do  Portal Integrador ParáServiços e tecnologia - A secretária Municipal de Finanças, Josilene Pinto, afirmou que a parceria com a Jucepa vem contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. "Parabenizo o governo do Estado e a Jucepa pela realização do projeto, que incentiva o debate sobre os serviços e as novas tecnologias que trazem celeridade para o processo de abertura de empresas, tornando o município muito mais atrativo para os empreendedores de todo o Brasil", afirmou a gestora.

A caravana do Jucepa Itinerante realizou seminários, palestras, minicursos e visitas técnicas nas regiões de Integração Guajará, Tocantins, Marajó, Guamá, Rio Caeté, Rio Capim, Carajás, Lago de Tucuruí, Araguaia, Xingu, Baixo Amazonas e Tapajós, para capacitar e viabilizar a transformação digital de serviços dos órgãos da Redesim e, consequentemente, a integração dos 144 municípios ao Sistema Integrador Pará.