Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Aula especial de defesa pessoal reúne mulheres da Cabanagem na UsiPaz do bairro

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
07/04/2022 15h48

Cerca de 70 mulheres da Cabanagem estiveram presentes, na manhã desta quinta-feira (07), na Usina da Paz do bairro, para uma aula especial de defesa pessoal voltada para o público feminino, ministrada pelo atleta faixa preta de Judô e Jiu Jitsu Marcelo Dourado. O objetivo da iniciativa é ensinar técnicas de proteção pessoal, por meio das artes marciais, que possam ser usadas em situações de perigo.

Ivanilda Vieira, gerente-geral da Usina, explica o contexto real das mulheres da Cabanagem e adjacências e afirma que a atividade realizada hoje atendeu a um pedido das próprias moradoras da comunidade.

Ivanilda Vieira - Coordenadora da UsiPaz da Cabanagem “Sabemos que aqui no território da Cabanagem a maioria é mãe solo, que vive no dia a dia a questão da violência, então, tendo esse tipo de evento que trabalhe a defesa pessoal delas possibilita com que, a partir daqui, elas conheçam as técnicas e as usem no momento adequado. Elas já haviam solicitado que trouxéssemos esse tipo de atividade para que elas aprendessem a se defender de diversas situações de risco que venham a passar”. A gestora também informou que a Usina da Paz possui aulas fixas de artes marciais como as de boxe, karatê e judô.

“Eu vim para aprender as técnicas de defesa pessoal para, caso eu necessite, tenha como me defender. Eu acho interessante esse tipo de aula porque geralmente a mulher vive num ambiente violento. Infelizmente eu já passei por isso, com meu ex-marido, eu estava grávida e fui agredida no rosto e não sabia como defender. Hoje eu faço boxe aqui na Usina”, relata Joyce Marques, autônoma e moradora do bairro.

A atividade foi fruto de uma parceria entre o TerPaz e a Prefeitura de Belém, por meio da secretaria da Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel) e da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (codem), que viram na iniciativa uma forma de mostrar para as mulheres o tamanho da força que elas têm, como conta Carolina Quemel, secretária da Sejel.

“Esse é um momento único e especial, trazer o esporte para a vida dessas mulheres através das artes marciais, pela ocupação de espaço, equiparação de gênero, direitos iguais. A arte marcial não é só combate a violência doméstica, é saúde mental, saúde física. Essa parceria é de grande valia para todos nós porque a Usina da Paz da Cabanagem tem uma estrutura desenvolvida para a comunidade para que possa atender todas modalidades esportivas para todas as faixas etárias. A minha expectativa é que após essa atividade possa ser plantada a sementinha para que todas elas passem a ter o interesse pelas artes marciais, porque nós fomos  criadas e desenvolvidas para outras modalidades esportivas, mas nós temos que furar a bolha e ter o direito de participação em tudo”.

O convidado a ser o professor dessa aula especial, Marcelo Dourado, esclarece a necessidade de as mulheres estarem por dentro da autodefesa. “Isso aqui é para devolver a dignidade delas, estabelecer limites, mostrar como que elas podem se proteger, como que elas podem aprender a técnica, como socialmente elas podem ser inseridas nesse quadro da não violência. Eu comecei o Judô num projeto social e estar aqui hoje, dentro um outro projeto social, é uma maneira de retribuir o que eu aprendi na escola pública, na faculdade pública. Parabéns para toda a comunidade que veio participar hoje, me sinto muito honrado”. 

“As vezes o homem acha que a mulher não tem força, mas nós temos sim, somos capazes de qualquer coisa basta a gente querer e não deixar ninguém dizer diferente. Hoje eu aprendi que eu consigo sim me defender!”, disse Simone Reis, cuidadora de idosos, que participou da aula e prometeu seguir aprendendo cada vez mais sobre se proteger.