Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA E CIDADANIA

Prodepa vai lançar software exclusivo para aprimorar gestão das Usinas da Paz

O sistema será utilizado pelas coordenações das UsiPaz e dos Territórios pela Paz, e equipe de gestão da Seac e dos órgãos parceiros

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
05/04/2022 18h28

Para assegurar diversas atividades nos complexos Usinas da Paz, projeto integrado ao Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), desenvolvido pelo governo do Estado, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) desenvolveu o sistema “Software TerPaz”, que vai facilitar o trabalho nas UsiPaz. A apresentação da nova ferramenta será na tarde desta quarta-feira (06), na Usina da Paz do bairro da Cabanagem, em Belém.

O sistema, elaborado pela Prodepa, será utilizado pelas coordenações das Usinas da Paz e dos Territórios da Paz, e ainda pela equipe de gestão da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e dos órgãos parceiros. Entre as principais funcionalidades do sistema estão a realização de agendamentos e o gerenciamento dos espaços onde ocorrerão as atividades das UsiPaz.A gestão das UsiPaz terá mais agilidade e eficiência, para continuar prestando serviços à população

Cada Usina da Paz terá autonomia para administrar seus dados, planejar e coordenar suas atividades. A equipe de gestão da Seac também poderá cadastrar projetos, ações e atividades que estarão disponíveis nas Usinas da Paz, enquanto os órgãos parceiros poderão enviar seus projetos e participar dos programas com maior organização e agilidade.

Controle - O sistema auxiliará não só os profissionais do Ter Paz, mas também o público atendido nas Usinas da Paz. O software permitirá que os servidores tenham maior controle sobre as atividades desenvolvidas em cada espaço, e também permitirá a geração de estatísticas que subsidiem estrategicamente a gestão. O sistema também vai possibilitar o controle sobre atividades nas unidades do Ter Paz, visando facilitar os atendimentos.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa, Gustavo Costa, o Software Ter Paz é a garantia de um sistema organizado, que vai aprimorar a gestão nas Usinas da Paz. “Esse novo sistema vai proporcionar ainda mais agilidade, segurança e qualidade no desenvolvimento dos trabalhos do TerPaz, uma vez que ele fará a gestão do atendimento, gerando dados para avaliação e melhoria dos serviços oferecidos”, explicou o diretor.

Trabalho integrado - A coordenação da Câmara Técnica Intersetorial (CTI) do TerPaz e a Prodepa discutiram a formatação do “Software TerPaz” desde novembro de 2019, buscando uma ferramenta que possibilitasse o gerenciamento, monitoramento, a avaliação e os relatórios de resultados dos mais de 90 projetos de serviços permanentes, rotativos e eventuais que são executados pelas secretarias e fundações que participam das ações da política pública de transformação social implantada pelo governo do Estado.

Em 2021, a Diretoria das Usinas da Paz (Dipaz) se juntou ao projeto. Gestores da Dipaz e do Núcleo de Relações Institucionais (NRI) da Seac apresentaram as definições de requisitos para a construção do Software.

"Esta ferramenta possibilitará que a população, das comunidades locais dos Territórios Pela Paz, possa acessar essa espécie de 'carta de serviços públicos' disponibilizados pelas secretarias, com uma garantia de gestão integrada, simultânea e compartilhada entre as instâncias de gestão da Seac. Uma forma de transparência sobre as políticas públicas executadas pelo governo do Estado, promovendo a democratização do acesso à informação e ampliação do exercício da cidadania", ressaltou o secretário adjunto da Seac, Julio Alejandro Quezada.