Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Em Marabá, Emater impulsiona produção familiar com acesso ao crédito rural

Por Governo do Pará (SECOM)
05/04/2022 14h52

Em sua propriedade na comunidade Murajuba, distante 70 km da sede de Marabá, no sudeste paraense, Raquel Freitas, de 70 anos, cultiva feijão, macaxeira, quiabo e outros itens de subsistência, e se dedica à bovinocultura de leite, ao lado do marido Hélio, de 64 anos, e do filho Dario, de 28 anos. Com o apoio do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), a produtora familiar obteve o crédito rural para estimular a atividade principal. Ao todo, 22 famílias em Marabá, que nesta terça-feira (5), celebra 109 anos, acessaram recursos, que totalizaram R$ 873.284.092, do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar em 2021.

“Sou natural de Barra do Corda, no Maranhão e cheguei ao Pará em 1986. Trabalhei como professora e há 10 anos, tenho essa propriedade onde cuido das plantações e crio gado de leite. Com a assistência dos técnicos da Emater, pude contar com recurso de R$ 25 mil do Pronaf, que vem me ajudando muito. Sou muito grata”, disse dona Raquel.  

De acordo com o técnico em agropecuária da Emater Richardson Mourão, chefe do escritório local de Marabá, no município, onde o carro-chefe da produção é a cadeia leiteira, são atendidas 600 famílias agricultoras. Também são incentivadas a apicultura (com mel produzido por abelhas com e sem ferrão), a criação de aves e olericultura (com destaque para as folhosas).

“A grande demanda é por crédito rural, principalmente nas linhas Custeio e Pecuária pelo Pronaf. Ainda neste semestre, vamos iniciar o diagnóstico rural tendo como objetivo a implantação de 15 sistemas de irrigação de área capineira, com a finalidade de manter a alimentação do gado no período de verão e aumentar a produtividade da cadeia”, ressalta o chefe da Emater em Marabá.   

A Emater do Pará é o órgão oficial de ATER do governo estadual que realiza serviços especializados nas áreas de ciências agrárias e humanas, difundindo conhecimentos e informações tecnológicas no meio rural. A empresa baseia-se nos princípios norteadores de equidade, eficiência e sustentabilidade, para a implementação de um modelo de desenvolvimento capaz de aliar a expansão econômica com o uso racional do patrimônio natural a fim de gerar riqueza e maior bem estar, a partir das diretrizes norteadoras da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER.

 Texto: Paula Portilho (Ascom/Emater)