Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO

Ceasa celebra Dia Mundial da Nutrição com foco na ampliação do Complexo

Na ocasião, foram assinados dois Termos de Cooperação com a Sedop e a Emater garantindo a execução de obras e a implantação de uma usina de compostagem

Por Áurea Gomes (CEASA)
01/04/2022 08h00

O Governo do Pará, por meio das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa), realizou na última quinta-feira (31) uma série de ações para marcar o Dia Mundial da Nutrição. O momento contou com a presença do governador do Pará Helder Barbalho e secretários de Estado.

Durante o encontro foi assinado entre a Ceasa e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) o Termo de Cooperação para a efetivação de uma nova Ceasa, com o valor estimado em 13 milhões para a recuperação e ampliação das vias internas do complexo, com drenagem, pavimentação e sinalização.

“São 135 mil metros quadrados de área que nós vamos restabelecer totalmente, desde a drenagem, calçamento, asfaltamento, sinalização, implementando novos acessos, novas ruas, e a partir daí trazer o conforto e melhores dias para todos que utilizam a Ceasa”, enfatizou o titular da Sedop. Ainda foi assinado o Termo de Cooperação entre a Ceasa e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) referente à implantação de uma usina de compostagem da Ceasa.

"A Emater vai trabalhar na parte técnica para a implantação da usina, acompanhar na gestão das pessoas envolvidas e no processo efetivamente da compostagem orgânica. Estamos juntos fortalecendo as instituições de Estado e quem ganha com isso é a sociedade”, destacou Rosival Possidônio, presidente da Emater.

Entrega

O dia foi marcado também pela entrega do pórtico das Centrais. O presidente das Centrais de Abastecimento, José Scaff Filho, reforçou a importância da transversalidade de Governo e da parceria com os municípios, além de fazer um destaque para os avanços conquistados.

"Hoje foi um dia histórico, aqui nasce uma nova Ceasa. Com a assinatura com a Sedop, garantimos importantes obras estruturais que vão tirar a Central da década de 70 e fazer com que ela atenda as necessidades dos dias atuais. É importante dizer que a iluminação pública que foi entregue hoje é fundamental pelo horário de funcionamento do nosso espaço e o pórtico, além de imponente, aumenta a segurança e a qualidade no atendimento de quem chega em nossa Ceasa. Os projetos ambientais da Usina de Compostagem e Banco de Alimentos são muito importantes para a cadeia do alimento, gerando adubo para plantar e o outro levando alimentos para quem tem fome."

O governador, Helder Barbalho, falou da satisfação de estar entregando obras que irão reconstruir uma nova Ceasa.

"Estamos felizes em estar aqui hoje para anunciar os investimentos da nossa Central de Abastecimento.  São ações estratégicas para que a Ceasa esteja estruturada, moderna, com intuito de exercer o seu protagonismo para o abastecimento desta região no do nosso estado, para abastecer aos supermercados, mercados, comunidades, bairros. E estamos anunciando um investimento de 13 milhões de reais para que possa ser feito todo o recapeamento e reestruturação da Ceasa”, frisou o governador.