Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Prodepa e Seplad lançam versão avançada do sistema de processo eletrônico

O PAE 4.0 traz mais funcionalidades e facilita o serviço de órgãos públicos, ao permitir o acesso responsável a partir de dispositivos móveis

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
31/03/2022 20h19

A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) lançou na manhã desta quinta-feira (31) o PAE 4.0, uma nova versão da plataforma de Processo Administrativo Eletrônico, que passa a contar com um portal público, que servirá de auxílio no uso dos novos serviços, e pode ser acessado pelo endereço www.paeportal.pa.gov.br. Durante o lançamento foram explicadas as novas funcionalidades do sistema.

Hana Ghassan, titular da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), assinou o primeiro processo eletrônico na nova versão, diante dos presentes e de quem acompanhava o evento de forma on-line.

Entre as novidades do novo PAE está o cadastro de até 40 mil usuários e a tramitação de processos simultâneos. Na versão anterior, chegou a 3 milhões de tramitações. A nova versão também vai contar com a facilidade da utilização, melhorias no layout e possibilidade de acesso responsável a partir de dispositivos móveis.

O presidente da Prodepa, Marcos Brandão, enfatizou a importância da adesão dos órgãos estaduais ao novo PAE, e frisou os benefícios que ele traz ao funcionamento do serviço público. "A versão anterior do PAE já trazia uma série de benefícios. O PAE 4.0 agrega ainda mais funcionalidades, o que traz agilidade à administração pública. Por isso, contamos com a participação de todos os órgãos em eventos de capacitação para utilização do novo sistema, que contribuirá para a transformação digital do Governo do Pará”, ressaltou.

Inovação - Para Hana Ghassan, foi fundamental o uso do serviço pelo governo estadual, principalmente durante a pandemia de Covid-19, quando foi necessário o trabalho remoto. Segundo ela, o PAE é insubstituível. "Parabenizo a Prodepa por mais essa iniciativa de inovação tecnológica, porque ela melhora a prestação de serviços e o trabalho dos servidores do Estado. O PAE mudou a vida das secretarias e órgãos do Estado. São mudanças irreversíveis", enfatizou.

O diretor de Desenvolvimentos de Sistemas da Prodepa, Gustavo Costa, lembrou que foi durante a pandemia que a importância do PAE ganhou visibilidade, e que diante do desafio da construção do PAE 4.0 será possível o aperfeiçoamento e a criação de outras plataformas estaduais. "O PAE 4.0 representa um marco de evolução e inovação tecnológica na Prodepa e ajuda no processo de transformação digital do Pará. Em 2020, diante da pandemia da Covid-19, percebemos o quão importante ele era, se não teríamos parado. O PAE 4.0 trouxe nova infraestrutura e novas tecnologias que ajudarão a evoluir outros sistemas. Somos gratos às equipes da Seplad e da Prodepa pelo trabalho", pontuou.

A apresentação do PAE 4.0 foi feita pela coordenadora do projeto na Prodepa, a gerente Adriana Teles. Ela explicou que a plataforma existe para atender um número cada vez maior de usuários. O serviço, a partir desta quinta-feira (31), funcionará simultaneamente com o PAE 3.0. Inicialmente, a nova versão é apenas para a Prodepa, Seplad e Procuradoria-Geral do Estado (PGE).

Nos próximos dois meses, gradativamente os demais órgãos e secretarias terão acesso à plataforma e ao treinamento para utilizá-la, além de contar com o portal público do PAE, que oferece vídeos, manuais e respostas para perguntas frequentes. “O Portal servirá para tirar dúvidas, um acessório para atender à demanda enorme do funcionalismo estadual”, ressaltou Adriana Teles.