Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERMO DE COOPERAÇÃO

Estado garante pavimentação, drenagem e ampliação da malha viária na área da Ceasa

As obras serão gerenciadas pela Sedop, para beneficiar trabalhadores e consumidores da Central de Abastecimento 

Por Lilian Guedes (SECTET)
31/03/2022 19h10

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), assinou na tarde desta quinta-feira (31) o Termo de Cooperação Técnica para reconstrução de pavimento e serviços de drenagem e ampliação da malha viária na Central de Abastecimento do Estado do Pará (Ceasa). O governador destacou a necessidade de melhorias na estrutura do centro de comercialização, para atender demandas do trabalhador e do cidadão que faz suas compras no espaço.

“Gostaria de agradecer e festejar por estarmos aqui, hoje, para anunciar os investimentos na Central de Abastecimento e atender à necessidade de ações estratégicas para que a Ceasa esteja estruturada, moderna e com o intuito de exercer seu protagonismo no abastecimento dessa região, aos supermercados, mercados, comunidades, bairros e, claro, se faz necessário o investimento público para que possamos melhorar o ambiente local. Estamos anunciando o investimento de R$ 13 milhões, para que possa ser feito todo o recapeamento e a reestruturação do pátio interno da companhia”, destacou o Helder Barbalho.

Pavimentação e outras obras vão beneficiar uma área de 35.931,05 metros quadradosEle entregou ao presidente da Ceasa, José Scaff Filho, a publicação da licitação para contratar a empresa que executará os serviços. “A estimativa é que, no prazo de 60 dias, nós deveremos iniciar as obras de pavimentação de toda a parte interna da Ceasa, para melhorar o ambiente de acolhimento ao cliente”, acrescentou o governador.

Com um investimento acima de R$ 13 milhões, os serviços vão contemplar uma área de 35.931,05 metros quadrados, abrangendo a parte interna da Central, com serviços de recapeamento, drenagem profunda e superficial, e a ampliação da malha viária, com novas vias dentro do complexo, além da instalação de novo sistema de distribuição de água e coleta de esgoto.

Melhor atendimento - O secretário de Estado de Obras Públicas, engenheiro civil Ruy Cabral, frisou a importância desta parceria para beneficiar toda a população. “Formalizamos hoje essa importante parceria com a Ceasa, visto que essa é uma área bastante utilizada e nunca teve um olhar de cuidado. A Secretaria de Obras vai executar a pavimentação asfáltica, a recuperação e ampliação da área interna da Ceasa. E não é só asfalto. Vamos ter drenagem, sinalização, melhoria e ampliação das vias, trazendo um conforto melhor para aqueles que trabalham aqui. Hoje, nosso objetivo é, através deste Termo, formalizar essa obra de 35 mil metros quadrados de áreas a serem recuperadas, e quase 10 quilômetros de rede de drenagem interna. São trabalhos que visam à melhoria do atendimento a nossa população que vem aqui comprar e comercializar seus produtos”, disse o gestor da Sedop.Governador Helder Barbalho garantiu investimentos na estrutura da Ceasa

A Ceasa tem como missão centralizar o abastecimento de hortifrutigranjeiros do Pará e auxiliar o crescimento dos produtores, atacadistas e varejistas, com serviços de qualidade. 

José Scaff Filho destacou ainda a série de serviços que será realizada na Central, que se encontrava em condições deficitárias. “Hoje, nós estamos aqui depois de muita luta do Governo, Ceasa, Secretaria de Obras e Seplad (Secretaria de Estado de Planejamento e Administração) assegurando a necessidade de ter obras em quase 36 mil metros quadrados”, disse o presidente da Ceasa.