Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESPONSABILIDADE SOCIAL

Cosanpa beneficia moradores de 3 municípios com cursos de capacitação

As ações profissionalizantes contemplaram moradores de Belém, Castanhal e Santarém, onde a Companhia tem obras em curso

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
31/03/2022 12h34

Moradoras em capacitação da Cosanpa oferecida em municípios com obras da Companhia em andamentoDurante o mês de março, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) promoveu cursos profissionalizantes em Belém, Castanhal e Santarém. As capacitações foram gratuitas e oferecidas pelo setor de programas sociais da Cosanpa, que realiza ações educativas, informativas e sociais nos municípios com obras em andamento.

Um total de 80 moradores dos três municípios participaram de 4 cursos. Os cursos de atendente de farmácia e auxiliar de escritório foram executados em Castanhal, nordeste do Estado; o de agente de portaria, no bairro da Pedreira, em Belém; e o de Doces e Salgados, em Santarém, no Baixo Amazonas.

Moradora de Castanhal, Natane Silva, disse que oportunidades de profissionalização gratuitas mostram o interesse do Governo do Estado em desenvolver a região. “Esse curso que a Cosanpa está proporcionando para os moradores de Castanhal está sendo muito importante para carreira profissional de todos os participantes. Eu sou mãe de família, vejo o curso como uma opção de melhorar de vida e dar condições melhores para os meus filhos me capacitando para o mercado de trabalho. Sou muito grata de verdade".

A produção de alimentos é um dos cursos profissionalizantes para oportunidades no mercado de trabalhoA Cosanpa, por meio da assessoria de programas sociais, faz um estudo dos locais onde serão executados os cursos para entender qual a maior carência profissional da região e qual a área de grande interesse da população. A equipe técnica social da Companhia trabalha para contribuir com o desenvolvimento dos moradores, que irão ser atendidos com os empreendimentos de água e esgoto.

Em todos os cursos, os participantes recebem material e certificado para que eles já iniciem os trabalhos após o término da capacitação.

“Eu só tenho que agradecer à equipe da Cosanpa, eu já fiz dois cursos, o primeiro foi de sobremesas e agora de atendente de farmácia. Eu não tinha condições de pagar e apareceram essas oportunidades para mim. Já consegui fazer uma renda com o primeiro curso e aproveitei para me inscrever em outro para ampliar meu leque opções no mercado de trabalho”, disse Lucimar Bentes, moradora do bairro Tropical, em Castanhal.