Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMÉRCIO EXTERIOR

‘Exporta Pará' estimula empresas paraenses para o mercado externo 

Iniciativa foi discutida na I Edição do Mulheres no Mercado Internacional, evento promovido por uma rede de instituições

Por Igor Nascimento (SEDEME)
30/03/2022 12h46

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), responsável pela coordenação das ações do Programa Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), no Pará, promoveu, nesta terça-feira (29), o evento ‘I Exporta Pará - Mulheres no Mercado Internacional’. A iniciativa, que é resultado de uma articulação de um conjunto de órgãos e instituições públicas e privadas, tem o objetivo de incentivar a inserção de empresas paraenses no mercado de exportações. O evento ocorreu no formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da secretaria no YouTube. 

Na ocasião, foram abordadas as oportunidades disponíveis, especialmente para empresárias, no mercado exportador, incluindo consultorias especializadas e informações sobre a carteira de câmbio que opera no Pará e auxilia nas exportações.

Em uma edição alusiva ao mês da Mulher, o evento tratou da atuação de mulheres no setor da exportação, via PNCE, com a participação de entidades ligadas ao segmento segmento de exportação como a Universidade o Estado do Pará (Uepa), Ministério da Economia, Correios e o Centro Internacional de Negócios (CIN), da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).

O evento ‘I Exporta Pará - Mulheres no Mercado Internacional’ aconteceu em formato virtualManuela Ribeiro, coordenadora de Comércio Exterior, da Sedeme, explicou as responsabilidades da Secretaria no programa, destacando a relevância das ações. “A Sedeme atua como coordenadora local do PNCE, ou seja, nós somos o ponto focal do programa no Estado, fazendo o atendimento às empresas desde o início, o fluxo de atendimentos, o acompanhamento de empresas cadastradas, a partir do que recebemos do Ministério da Economia. Nós também somos prospectores, porque atuamos na divulgação de produtos e serviços de empresas locais com potencial exportador e, ainda, somos responsáveis por criar a agenda anual do PNCE, que consiste em quatro edições focadas na captação de empresas exportadoras e potenciais exportadoras”, disse. 

Manuela Ribeiro adiantou que as próximas edições do evento serão realizadas nos meses de junho, agosto e novembro, contando sempre com a participação dos parceiros que integram o programa. Em 2021, os eventos ‘Exporta Pará’ resultaram na adesão de mais de 570 empresas ao programa, o que reforça a relevância e efetividade do projeto.

“Que nós continuemos desenvolvendo um trabalho reconhecido dentro do mercado, enfrentando os desafios do que é ser mulher diante da competitividade nos ambientes corporativos. Que nós possamos, cada vez mais, ganhar o nosso espaço, exercê-lo com maestria e que, no fim, a desigualdade de gênero não prevaleça”, disse Manuela. 

Na programação do evento, o Centro Internacional de Negócios (CIN/Fiepa) apresentou às empresas o novo modelo de atendimento personalizado da entidade, em prol da internacionalização das empresas paraenses. Já o Ministério da Economia explicou o que significa o PNCE e quais os seus objetivos, enquanto que a Universidade do Estado do Pará (Uepa) apresentou o Curso de Tecnologia em Comércio Exterior e o Núcleo de Assessoria à Importação e Exportação (Naiex), existentes na Universidade. 

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) foi responsável pela apresentação da ferramenta Exporta Fácil, que colabora para a facilitação do processo de exportação pelas empresas no Estado. 

Resultados - Maria José de Freitas, sócia-proprietária da empresa Equilibre Amazônia, fábrica de cosméticos que fica em Alter do Chão, em Santarém, disse, durante o evento, que é grata por ter tido a oportunidade de participar do programa e pelo atendimento que recebeu.

“Sou grata ao dia em que tive a oportunidade de fazer a inscrição no PNCE. Fomos muito bem atendidos pela Cassandra, do CIN/Fiepa, que com muito talento e com uma compreensão e tempo dedicados, propôs um plano para a empresa, com três ações, por meio do qual eu pude saber qual era a maturidade da nossa empresa naquele momento, mostrando forças e fragilidades. Além disso, desde então, também passamos a receber convites para participar de congressos e demais eventos, portanto, eu indico para as empresas do Pará que elas sigam esse caminho que é seguro, que ajuda a estruturar”, disse. 

“Já fizemos uso das linhas de crédito do Banpará, usamos o Exporta Fácil, atuamos sempre em parceria com o Sebrae, temos apoio do CIN sempre que precisamos, então quero agradecer por ter tido esse contato do PNCE”, concluiu a empresária.  

O evento, transmitido com o apoio técnico da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), está disponível neste link.